Programa de cannabis medicinal de estado americano faz sucesso logo no lançamento

A comercialização de produtos de Cannabis Medicinal começou em dispensários licenciados, e as vendas em todo o estado já ultrapassam 2 milhões de dólares mensais; número de pacientes registrados já passa de 10 mil

Publicada em 24/12/2020

capa
Compartilhe:

Apesar de um começo difícil, o programa de Cannabis Medicinal de Utah é muito promissor. Nove meses após o lançamento das vendas legais de Cannabis Medicinal em Utah - estado localizado no oeste dos EUA, conhecido pelas vastas áreas de deserto e pela cordilheira Wasatch -, os reguladores e líderes da indústria estão saudando o sucesso inicial do programa do estado e ansiosos para um crescimento contínuo em 2021. Os eleitores em Utah aprovaram o uso medicinal da cannabis com a aprovação de uma iniciativa eleitoral conhecida como Proposta 2, em novembro de 2018.

Mas a medida logo foi atacada por legisladores estaduais, que tentaram endurecer as restrições à lei com um projeto de substituição que causou alvoroço entre os defensores da maconha medicinal. Uma medida que foi considerada um projeto de lei de compromisso pelos legisladores foi aprovada em dezembro de 2018, embora tenha enfrentado desafios legais e várias mudanças nas sessões legislativas subsequentes.

>>> Participe do grupo do Sechat no WhatsApp e receba primeiro as notícias

As vendas de produtos de Cannabis Medicinal começaram em dispensários licenciados, ou farmácias, como são chamadas em Utah, em 2 de março deste ano, e as vendas em todo o estado já ultrapassam 2 milhões de dólares mensais. O número de pacientes registrados aumentou rapidamente, ultrapassando 10.000 em setembro, seis meses mais cedo do que os reguladores esperavam que a contagem atingisse esse marco.

“Está acontecendo. Está indo bem. Agora os produtores estão começando a encontrar o seu impulso para podermos crescer mais”, Cody James, gerente do Programa Industrial de Cannabis e Cannabis Medicinal do Departamento de Agricultura de Utah, disse na época.

“Não acho que alguém tinha ideia do número de pacientes que Utah iria atender tão cedo”, acrescentou James. “Acho que estamos excedendo todos os estudos que tínhamos sobre o número de pacientes.”

>>> Por que o mercado da cannabis faz brilhar os olhos dos investidores?

Dispensários de Utah em funcionamento

Bijan Sakaki, sócio fundador da Beehives Own LLC, que opera o dispensário de cannabis medicinal da Beehive Farmacy em Salt Lake City, disse ao High Times que o lançamento do programa de cannabis medicinal também superou suas expectativas. Ele observou que os dispensários do estado tiveram que lutar contra uma pandemia conforme as coisas começaram a funcionar.

Embora tenha sido um desafio, a equipe da Beehive aproveitou a situação para ajudar a controlar o surto. O dispensário, que fica em um antigo banco, usa o cofre do prédio para armazenar suas mercadorias. E as pistas de passagem automática da propriedade têm sido uma opção perfeita para manter os protocolos da COVID-19, aproveitando um sistema de transporte por tubo pneumático para transportar as compras dos clientes enquanto esperam com segurança em seus carros.

>>> Califórnia perto de arrecadar 1 bilhão de dólares em impostos sobre a cannabis

“Você não pode ter tantas pessoas juntas ao mesmo tempo devido ao distanciamento social”, explicou Sakaki. “Portanto, agora que temos as vias para os drive-throughs, isso permite que os pacientes que normalmente não poderiam entrar em uma loja porque têm problemas de mobilidade ou porque têm filhos no carro continuem a fazer compras.”

Os regulamentos de cannabis de Utah vieram com requisitos estritos para pacientes e fornecedores. Mais notavelmente, os pacientes não estão autorizados a fumar cannabis segundo as regras do estado. A flor de cannabis está disponível para compra, mas deve ser vaporizada, não fumada, se consumida por inalação. Chocolates com infusão e bebidas também não são permitidos. Alternativas como tinturas, cápsulas e tópicos são opções populares para os pacientes por causa dessas regras, Sakaki observou.

“Embora algumas pessoas vejam limitações como essa como algo negativo, eu acho que na verdade isso estimula a inovação”, disse ele. “Quando você tem limitações, você pergunta 'que novos produtos posso criar que outras pessoas possam usar ou não tenham usado.'”

Olhando para o Ano Novo

Sakaki disse que sua empresa já está olhando para 2021, quando será inaugurada uma segunda loja em Brigham City. Também estão previstos lançamentos de novos produtos e parcerias estratégicas com marcas como Cookies. “Nossa estratégia tem sido crescer durante esta pandemia e, então, trazer aos pacientes de Utah formulações e marcas comprovadas, em vez de tentar reinventar a roda”, disse ele.

Sakaki disse que o lançamento deste ano da Cannabis Medicinal em Utah, um estado notoriamente conservador, não passou sem seus desafios. Mas ele elogiou os reguladores estaduais pela implementação do programa, que teve um total de 14 licenças para dispensários emitidas até agora, embora nem todas tenham sido abertas ainda.

“Queremos dar parabéns e realmente destacar os reguladores estaduais de Utah, o departamento de saúde e o Departamento de Agricultura”, disse Sakaki, “porque eles fizeram um ótimo trabalho em ouvir e também em tornar este programa acessível a todos esses pacientes.”

Fonte: High Times (A.J. Herrington), com curadoria e edição de Sechat Conteúdo