Qual é a correlação entre a legalização da cannabis e uso adolescente?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
O uso de cannabis por adolescentes deve continuar a ser uma preocupação para todos, não importa sua posição sobre a maconha legal (Foto: JESSICA TICOZZELLI/Pexels)

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de The GrowthOp (Maria Loreto)

Um estudo mostra que, apesar da cannabis ganhar seu status legal em vários estados dos EUA, os jovens não estão aumentando seu consumo de cannabis.

Esses dados se somam a um crescente corpo de evidências que indica que a cannabis legal não torna mais provável que os adolescentes a consumam.

>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM

O uso de cannabis em adolescentes e adultos jovens é uma preocupação séria, que tem sido associada a maiores chances de desenvolver dependência e de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e psicose.

Os dados são provenientes do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco Juvenil e foram apresentados por alunos do ensino médio entre os anos de 2009 e 2019. A análise demonstrou que não houve uma mudança ou aumento significativo no percentual de alunos que consumiram cannabis nos últimos 30 dias.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

De acordo com os dados, o ano em que os adolescentes relataram sua maior porcentagem de uso de maconha foi em 2011, antes que os programas legais de cannabis fossem aprovados nos EUA

Os oponentes dos programas legais de cannabis citaram o uso em adolescentes e seus efeitos colaterais como um meio de dissuadir as pessoas que podem estar considerando apoiar a maconha legal. Entre as crenças relacionadas está a de que a cannabis legal pode facilitar o acesso à droga para os jovens durante um período em que seus cérebros estão se desenvolvendo. E, assim, pode torná-los mais suscetíveis à droga.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Os defensores da cannabis argumentam o contrário. Com um programa legal de cannabis em vigor, teoricamente, deveria ser mais difícil para menores de idade ter acesso à substância. Uma vez que os programas legais exigem a identificação e o controle dos clientes que compram esses produtos, levantando assim mais barreiras do que a planta do mercado ilegal.

O uso de cannabis por adolescentes deve continuar a ser uma preocupação para todos, não importa sua posição sobre a maconha legal. Os estudos que mostram que não há ligações entre os programas legais de cannabis e o uso de cannabis por jovens devem ser notícias encorajadoras para os defensores e aqueles que têm medo da cannabis.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Esses programas podem, de fato, dificultar o acesso à cannabis e resultar em produtos de maior qualidade.

Confira outros conteúdos sobre os benefícios da cannabis medicinal publicados pelo Sechat:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese