Segundo relatório, empresas de cannabis do Canadá perdem colheita

O lançamento lento de novas lojas de maconha no Canadá é predominantemente acusado de vendas sem brilho, mas não se esqueça da Europa

Publicada em 18/11/2019

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As empresas de cannabis sofreram possivelmente a semana mais feia de um ano feio, mas todas têm desculpas.

Em uma série de relatórios de ganhos que as empresas de maconha lançaram pouco antes do prazo estabelecido para atualizações trimestrais, as empresas provaram que não eram muito boas em descobrir como cultivar, embalar, distribuir e vender a planta há muito ilegal. 

Os investidores puniram os estoques de maconha em resposta: na semana passada, o ETFMG Alternative Harvest caiu 14,5%, o Índice Horizons Marijuana Life Sciences caiu 17,2% e o Cannabis ETF caiu 15,8%.

Era esperado muito mais em meio ao aniversário da legalização de plantas daninhas para uso recreacional de adultos no Canadá, a primeira nação industrializada a fazê-lo, e antes do próximo lançamento de produtos comestíveis e vaping legais, comumente referido como "Cannabis 2.0" na indústria . Os executivos que prometeram muito mais foram forçados a dizer nas teleconferências desta semana por que estavam lutando para vender um produto que é obviamente popular, e se concentraram principalmente em quatro razões para seu fraco desempenho.

Não há lojas de varejo suficientes, especialmente na província mais populosa do Canadá

As lojas físicas têm sido muito mais lentas do que o esperado, com Ontário - a província mais populosa do país, com cerca de 14,6 milhões de habitantes - abrindo um total de 25 lojas particulares até agora. Embora Ontário não seja a única província a ter um número inadequado de lojas de varejo (as lojas administradas pelo governo de Quebec também não são tão numerosas quanto os executivos gostariam), outras províncias como Alberta permitiram a abertura de centenas de locais privados.

• “[A] oportunidade de mercado hoje simplesmente não está atendendo às expectativas e sob o risco de simplificar demais, a incapacidade do governo de Ontário de licenciar lojas de varejo imediatamente resultou em metade do mercado esperado no Canadá simplesmente não existindo. , ”Canopy Growth Corp. 

 O chefe executivo Mark Zekulin disse. “Ontário representa 40% da população do país e ainda possui uma loja de varejo de cannabis por 600.000 pessoas. Quando um ano no mercado, o mercado endereçável é quase a metade do que é esperado, haverá problemas significativos de curto prazo. ”

Leia: CEO da Canopy Growth defende trimestre feio como evento único

• “Olhando para nossos negócios geograficamente, os desafios no mercado canadense estão em andamento com um número limitado de locais de varejo e um desequilíbrio entre oferta e demanda”, disse Tilray Inc. TLRY,  disse Brendan Kennedy.

“Ainda existem muitos varejistas nos EUA que não compram - eles não compram ou não vendem. Eles não estocam produtos que contêm CBD e são suplementos comestíveis, digestíveis e, portanto, nutricionais, suplementos alimentares. Eles estão aguardando alguns esclarecimentos da [US Food and Drug Administration]. E é aí que grande parte do mercado nos EUA está agora em termos de produtos digeríveis. ”

• “Agora, você diz que houve indicações de que a infraestrutura de varejo não estaria lá. Bem, sim, mas é verdade, e vamos dar um empurrãozinho nisso ”, Aurora Cannabis Inc. O diretor corporativo, Cam Battley, disse. “Desde que todo mundo faça também. E não me refiro apenas a outros produtores, analistas e observadores de todo o mundo, acho, que anteciparam que haveria mais infraestrutura de varejo disponível agora do que existe. ”

• “Em termos de lucratividade, e como Cam mencionou anteriormente, não acho que exista nenhum de nós nesta chamada esperando que Ontário um ano após a legalização esteja em 24 lojas”, disse o diretor financeiro da Aurora, Glen Ibbott. na chamada de ganhos.

• “A infraestrutura para o mercado de cannabis para adultos ainda está engatinhando e está sendo desenvolvida lentamente”, Cronos Group Inc. CEO Mike Gorenstein disse. “O número de lojas de varejo, bem como as necessidades de armazenagem e logística, estão em processo de atualização para atender à demanda dos consumidores. Como resultado, ainda não conseguimos alcançar totalmente o mercado endereçável total de longo prazo representado por essa população. ”

Muita erva, pouca erva: ninguém quer a erva que cultivamos?

À medida que a legalização recreativa avançou, os problemas de oferta diminuíram até certo ponto. De acordo com Kennedy, da Tilray, ainda é relativamente difícil adquirir flores de maconha de alta qualidade a granel no mercado aberto, e há escassez de cepas e produtos em alta demanda. Isso nem sempre é o caso: Sundial Growers Inc. SNDL, -10,22%  disse durante os ganhos do terceiro trimestre que processou cerca de 3 toneladas de uma cepa em petróleo porque havia crescido demais para o que era exigido. E os produtos de óleo de cannabis não estão vendendo nem perto do valor que algumas empresas pensavam que os consumidores comprariam.

• “Alguns LPs, inclusive nós mesmos, colocamos algum produto de lado para o 2.0 e, se você preferir, se prepara para esse mercado de derivativos, seu mercado de maior valor”, disse o CEO da Aurora, Terry Booth. “Portanto, alguns de nossos produtos de maior custo-benefício não estavam disponíveis para essas províncias, porque estávamos economizando e extraindo e criando canetas, gomas, biscoitos e coisas assim, estar disponível para 2.0. "

• "Embora estejamos otimistas de que começaremos a ver um suprimento mais constante de biomassa orgânica ficar on-line, o suprimento geral da indústria de cannabis seco atingiu níveis recordes", disse MediPharm Labs Corp, CEO Patrick McCutcheon.

• “A MediPharm continua sendo provavelmente um dos maiores compradores de cannabis no atacado no Canadá. Então, nós realmente entramos no custo geral dos preços no atacado, vimos uma queda mês a mês em alguns dos preços, principalmente com base no fornecimento. Mas como produtor de alta qualidade, também estamos focados em flores de alta qualidade. Portanto, essa queda não seria tão significativa quanto em todo o setor ”, disse o presidente da MediPharm, Keith Strachan.

• “Durante o verão, as províncias se deleitaram com o suprimento disponível e estocaram suas prateleiras até o limite”, disse o CEO da Aurora, Booth. "E talvez isso tenha sido uma boa ideia, porque eles não terão mais problemas de suprimento para os varejistas, mas também afetou o próximo trimestre em que não compraram tanto".

• “A demanda e a oferta são um pouco complicadas porque existem muitas subcategorias dos produtos. Então, eu diria que estamos chegando perto do equilíbrio entre oferta e demanda em subprodutos de baixa qualidade e produtos de baixa potência. Mas para produtos de alta potência e produtos que os consumidores desejam, simplesmente não há oferta suficiente ”, disse Mark Castaneda, CFO da Tilray. “Acho que veremos a mesma coisa nos produtos 2.0, especialmente quando começarmos do zero. Vai ficar bem irregular quando as pessoas acelerarem seus processos de fabricação, mas talvez dentro de um ano possamos estar em um bom equilíbrio entre oferta e demanda, pelo menos no Canadá.

• “Uma das razões pelas quais gostamos de ter uma instalação interna é: a primeira grande instalação que construímos é a capacidade de ter opcionalidade e poder girar do cultivo para a produção a jusante”, disse o CEO da Cronos, Gorenstein. “Acho que, quando olhamos para a frente e o fato de que agora existe - devido ao número de lojas de varejo, achamos que há ventos contrários em termos de excesso de oferta, faz sentido que realmente tomemos isso como a oportunidade perfeita para começar a converter para mais fabricação interna de produtos derivados ".

O mercado ilícito

O mercado ilegal de ervas daninhas no Canadá ainda está prosperando. Segundo a Statistics Canada, cerca de 29% de todos os consumidores de cannabis no país obtêm suas ervas daninhas de uma fonte legal.

• “Agora vamos adicionar várias linhas de produtos diferentes para realmente cumprir o mandato do governo Trudeau e a Convenção da ONU quando você legaliza sobre a maconha. Você precisa mostrar que vai competir com ela ou reduzir o cinza. ", disse o CEO da Aurora, Booth. “Este 2.0 fará isso e permitirá que os varejistas se saiam melhor, aumentará as vendas de produtos de alto valor e atrairá mais usuários que já estão no sistema, mas ainda escolhem para ir ao mercado cinza ".

• “Existe suprimento suficiente para que uma distribuição ordenada de lojas ocorra agora, como ocorreu em Alberta no ano passado e até que isso aconteça, o setor de cannabis não pode atingir todo o seu potencial de vendas e não pode converter consumidores do mercado ilícito no mercado legal” Disse Zekulin, CEO da Canopy. “Dito isso, as lojas serão abertas, os lançamentos de produtos Cannabis 2.0 chegarão e o tamanho do prêmio ainda se materializará para o Canopy, porque temos força, recursos e construímos para enfrentar a tempestade de curto prazo.”

E a Europa?

As empresas de cannabis no Canadá vêm discutindo suas ambições globais há vários anos, em parte porque a população canadense de aproximadamente 38 milhões de pessoas o torna um mercado relativamente pequeno. Empresas de ervas daninhas, grandes e pequenas, expandiram ou estabeleceram operações na África, Ásia, América Central e do Sul e falam frequentemente sobre as oportunidades. 

Com uma população de mais de 500 milhões, a União Europeia é um mercado potencial massivo e a maconha medicinal na Alemanha é um prêmio antecipado, mas é mais uma vez um exemplo de um mercado que os fornecedores de ervas daninhas mencionaram com frequência, mas que ainda não demonstraram ganhos financeiros a partir dele.

• “Na Europa, penso no que estamos vendo - e novamente isso remonta ao meu comentário sobre orientação - e por que estamos hesitando em fornecer orientação neste momento, muito disso certamente é impulsionado pela regulamentação”, CEO da Cronos Disse Gorenstein.

• “Como mencionei anteriormente, esperamos aumentar significativamente nossas exportações do nosso campus da UE em breve”, disse o CEO da Tilray, Kennedy. “… Nossa capacidade de processamento é maior que nossa capacidade de cultivo, por isso temos uma ampla pista para cultivar, dimensionar e preparar produtos acabados com matérias-primas de terceiros, além de nossa própria capacidade de cultivo.”

• “Provar e obter o status GMP e mantê-lo atualizado será o próximo fator de mudança para o MediPharm Labs”, disse o CEO McCutcheon. “Ele abrirá oportunidades para vendas com margens altas em certos mercados globais legais, inclusive na Ásia, e em jurisdições maiores de consumo na Europa. Temos um portfólio crescente de licenças, que já impõem requisitos estritos ao nosso processo de fabricação. ”

• “Esperamos uma maior taxa de crescimento em nossos mercados internacionais”, disse o diretor financeiro da Aurora Ibbot na teleconferência. “E no último trimestre, estive ajustando as cepas cultivadas em nossas instalações de BPF da UE para atender melhor às necessidades dos mercados europeus. Também aumentamos nossa força de vendas na Alemanha e acreditamos que continuamos a ter a maior participação de mercado da cannabis medicinal natural. ”

Fonte: Market Watch