Ucrânia a um passo de legalizar a cannabis medicinal

Em um discurso no mês passado, o presidente da Ucrânia sugeriu a legalização da planta como uma opção para enfrentar os problemas relacionados à “dor, estresse e traumas decorrentes da guerra”

Publicada em 21/07/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat com informações de El Planteo

.

O parlamento ucraniano aprovou uma proposta de lei que autoriza o uso de cannabis para fins medicinais no país. Para que a cannabis medicinal se torne legal na Ucrânia, é necessário que o projeto seja submetido a uma segunda leitura e seja assinado pelo presidente Volodimir Zelenski. O Kyiv Post informou que 268 parlamentares apoiaram essa mudança.

.

O presidente demonstrou recentemente seu apoio à cannabis medicinal e industrial. Em um discurso no mês passado, ele sugeriu a legalização da planta como uma opção para enfrentar os problemas relacionados à "dor, estresse e traumas decorrentes da guerra".

.

A proposta de lei apresentada ao parlamento ucraniano tem como objetivo estabelecer um sistema de licenciamento para o cultivo de cannabis para fins medicinais. Além disso, haverá um controle rigoroso sobre sua produção e distribuição. O projeto também prevê a criação de um registro eletrônico para acompanhar esses produtos.

.

Ucrânia a um passo de legalizar a cannabis medicinal

.

Entretanto, o projeto de lei não escapou de críticas, e é esperado que algumas alterações sejam propostas. A deputada Iryna Herashchenko, conforme mencionado no canal Ganjapreneur, afirmou que "este projeto de lei não se trata tanto de medicamentos, mas sim do cultivo industrial de cannabis e dos esquemas corruptos do governo em relação às licenças e ao desenvolvimento de grandes fluxos financeiros".

.

Além disso, a deputada acrescentou em sua declaração via Telegram que sua facção trabalhará para que o foco do projeto de lei seja na saúde e no alívio da dor, em vez do cultivo industrial. Ela expressou preocupação com o fato de que o governo não tenha feito nada para facilitar o acesso a medicamentos para pacientes e veteranos, pois os medicamentos disponíveis são caros e difíceis de obter. O Departamento de Veteranos também não apoiou a campanha de defesa nesse sentido.

.

A deputada ressaltou que a lei deve ser direcionada para tratar condições como transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), reduzir a dor em casos de câncer, epilepsia, doença de Parkinson e outras condições. Portanto, é crucial eliminar qualquer foco de corrupção que exista em relação ao cultivo em grande escala da cannabis sem controle adequado. Além disso, a prevenção do uso indevido de drogas continua sendo uma questão importante, e a deputada acredita que deve haver um controle estatal similar ao que ocorre com a produção e venda de tabaco e álcool.

.

Você pode ler também: Ucrânia lança parque industrial do cânhamo

.

Ainda em guerra, a Ucrânia avança com o lançamento de seu primeiro parque industrial de cânhamo. Ele estará localizado na vila de Rizhanni em Zhytomyr Oblast, 140 quilômetros a oeste de Kiev.

.

A ideia é modernizar o local e os métodos do grupo responsável por atrair pequenas e grandes empresas, dedicadas à venda de produtos como embalagens e toalhas biodegradáveis, papéis, materiais isolantes e de construção, colchões não tecidos e biomassa, segundo a publicação do Facebook de Michel Terestchenko, um conhecido defensor do cânhamo no país.