Vereadora quer liberação de medicamentos à base de cannabis em Teresina

A proposta da parlamentar busca regulamentar na cidade as autorizações que a Anvisa vem realizando

Publicada em 20/10/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de PortaloDia

vereadora Elzuila Calisto (PT) apresentou na Câmara Municipal de Teresina um Projeto de Lei que libera o uso de medicamento à base de canabidiol na Capital. A proposta da parlamentar busca regulamentar na cidade as autorizações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza para o uso medicinal dos derivados da maconha. 

Elzuila explicou que muitas pessoas vítimas de doenças crônicas, Alzheimer e esquizofrenia já realizam o uso do medicamento em Teresina mesmo de forma irregular e sem regulamentação, contudo, esse é o único fármaco capaz de reduzir as complicações. Para ela, o texto do projeto acompanha a tendência nacional de liberação.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Foto: Reprodução/PortaloDia

Temos visto a liberação do uso do para tratamentos medicinais. A Anvisa começou a pesquisar para a liberação do uso e porque não, em Teresina, a gente começar a pensar nisso. Existem muitas pessoas usuárias desse medicamento de forma irregular. Elas se disponibilizam em falar com a gente de forma anônima porque têm medo de estar se expondo. 

Elzuila Calisto 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

A vereadora demostra confiança na aprovação da matéria. “Acreditamos que teremos a aprovação do projeto. Quem precisa, sabe a importância dele. Já vemos as matérias de que o SUS vai liberar esse tipo de medicamente para as pessoas que necessitam. Começamos a trabalhar a regularização para quando vier já teremos a liberação do uso”, finalizou.

A Anvisa autorizou no ano passado a comercialização do primeiro fármacos à base do canabidiol. O óleo é vendido em farmácias e drogarias com receita médica de controle especial. A agência orienta que o canabidiol pode ser usado quando outras opções terapêuticas disponíveis estiverem esgotadas. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Veja também

https://www.sechat.com.br/decisoes-recentes-devem-consolidar-jurisprudencia-sobre-plantio-de-cannabis/
https://www.sechat.com.br/stj-preso-com-21-kg-de-maconha-apos-invasao-de-domicilio-e-absolvido/
https://www.sechat.com.br/deputados-confirmam-distribuicao-de-medicamentos-a-base-de-cannabis-em-mt/