Você pode usar cannabis para restaurar seu ciclo natural de sono?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Estes episódios de insônia podem estar relacionados a vários fatores, e são bastante individuais: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova, etc.), problemas clínicos, problemas emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Mas pode tornar-se crônica e provocar muito sofrimento ao longo dos anos. (Foto: Getty Images)

Por João R. Negromonte

A insônia não é tão incomum

Um estudo realizado pelo Instituto Datafolha junto com o Instituto do Sono, mostrou que 23% da população no Estado de São Paulo têm queixas de sono insuficiente. O Detran relata que 20% dos acidentes de trânsito estão associados a indivíduos que estão sonolentos. Já os dados da Associação Brasileira do Sono demonstram que 60% dos brasileiros dormem menos de 7 horas por noite.

Com tantas pessoas sofrendo de distúrbios do sono, houve um aumento do interesse por uma cura controversa: a cannabis. Muitos na comunidade medicinal se referem à planta como um tratamento eficaz, com poucos ou nenhum efeito colateral, para uma variedade de distúrbios do sono.

Quer você tenha um distúrbio do sono ou tenha dificuldade para dormir após um dia estressante, a cannabis pode ser uma escolha para você. As propriedades analgésicas de alguns canabinoides, podem fornecer algum alívio para quem tem dor crônica, enquanto as propriedades anti-ansiedade podem acalmar o corpo e a mente estressados .

A ciência do sono via cannabis

Existem diferentes cepas da planta. Algumas são mais energizantes e outros são calmantes e sedativos, dependendo do equilíbrio dos diferentes canabinóides.

Primeiro, aqui está uma introdução rápida sobre a ciência por trás da cannabis. Esta erva funciona porque contém diferentes canabinóides, dois dos quais você verá com mais frequência:

  • Canabidiol (CBD). O CBD tem vários benefícios para a saúde e não é psicoativo, o que significa que não faz você se sentir “alto”.
  • Tetrahidrocanabinol (THC). O THC, um canabinóide psicoativo, é o principal responsável por essa sensação de “euforia” .

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

De acordo com um estudo de 2008, a ingestão de cepas com níveis mais altos de THC normalmente reduz a quantidade de sono REM (sono que se caracteriza por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados que garantem maior oferta de oxigênio neste período) que você obtém. Reduzir o sono REM significa reduzir sonhos – e para aqueles que sofrem de transtorno do estresse pós traumático, pode significar reduzir pesadelos .

Portanto, a teoria é que se você passar menos tempo sonhando, passará mais tempo em um estado de “sono profundo”. O estado de sono profundo é considerado a parte mais restauradora e repousante do ciclo do sono.


Ainda assim, o REM é importante para o funcionamento cognitivo e imunológico saudável, além disso, a cannabis com níveis mais altos de THC pode prejudicar a qualidade do sono se ingerida a longo prazo.

Porém, toda regra tem suas exceções. Alguns estudos descobriram que o sono pode realmente ser prejudicado pelo uso regular da cannabis, as pontuações do Índice de Gravidade da Insônia, em usuários diários, foram maiores do que os controles não diários e não usuários.

Antes de dormir, tenha isso em mente

Mais pesquisas sobre a cannabis estão chegando, e essa erva – que é legal em alguns lugares do mundo, ainda ilegal em outros – tem muitos efeitos medicinais diferentes que podem funcionar tão eficazmente quanto outros medicamentos, com muito menos efeitos colaterais.

Usar cannabis para ajudá-lo a dormir é uma solução de curto prazo, no entanto. Para dormir com descanso, você deve praticar uma boa higiene do sono e incorporar outros comportamentos que apoiem ​​um estilo de vida que promova um bom sono.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Orientações para um melhor controle do sono

Estas orientações podem ajudar a ter melhor qualidade de sono, independente do problema apresentado:

  1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
  2. Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono;
  3. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;
  4. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia;
  5. Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara paea deitar;
  6. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;
  7. Não se alimente próximo ao horário de dormir;
  8. Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite.
  9. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio.
  10. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manha ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

O Sechat informa:

Algumas pessoas naturalmente dormem menos que outras, isto não significa ter insônia. Antes de consumir qualquer remédio, procure um médico.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese