Inscrições abertas para turma de 2024 do Curso de Medicina Psicodélica para psiquiatras e psicólogos

Alunos e professores comentam a importância de explorar a educação e prática clínica em tratamentos com o uso de psicodélicos do curso aprovado para o MEC

Publicada em 27/03/2024

capa
Compartilhe:

As inscrições estão oficialmente abertas para a turma de 2024 do curso de Medicina Psicodélica, uma pós-graduação lato sensu pioneira no Brasil e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Este curso, oferecido pelo Instituto Alma Viva, Centro de Ensino e Pesquisas da Biocase, tem se destacado como um marco na área das ciências médicas em expansão.

Além do uso autorizado no Brasil da Cetamina, Ibogaína e Ayahuasca (em uso tradicional), a possibilidade de aprovação do MDMA como um medicamento nos Estados Unidos, ainda em 2024, resultará em um impacto imediato para pacientes no Brasil. Com isto, a pós-graduação reforça sua importância na formação de médicos e psicólogos no escopo da medicina psicodélica como uma ferramenta terapêutica promissora para algumas condições de saúde mental. Os alunos e professores da Turma de 2023, que estão na reta final de seus estudos, comentam a experiência dessa inovação dos cuidados em saúde mental.
 

Aluna Raquel Vieira.jpeg
Raquel Vieira, aluna do curso | Foto: arquivo pessoal

Uma das alunas da turma 2023 em andamento, Raquel Vieira, compartilha sua experiência, destacando a importância desta inovação nos cuidados de saúde mental. Para Raquel, o Instituto Alma Viva representa não apenas uma instituição de ensino, mas sim um trampolim para realizar objetivos profissionais ambiciosos. Ela destaca o corpo docente composto por expoentes da pesquisa científica no tratamento com psicodélicos, tanto no Brasil quanto no cenário global.


“Me vejo num futuro próximo atuando como facilitadora nas inúmeras pesquisas científicas que ocorrem atualmente no país. E a médio prazo, sendo capaz de atuar como empreendedora e terapeuta no ramo deste tratamento promissor”, afirma.
 

Segundo César Camara, médico e um dos coordenadores do curso, a Pós em PAP (Psicoterapia Assistida com Psicodélicos) clique aqui para saber mais foi concebida com um programa único, priorizando a aplicação prática em consultório, mas sem negligenciar a necessária compreensão do embasamento histórico e científico por trás do uso terapêutico de psicodélicos. Ele destaca a qualidade do corpo docente, composto por especialistas de renome internacional, incluindo especialistas das melhores universidades brasileiras, profissionais vinculados à University of California nos EUA e à Queen's University do Canadá. Mais de 80% do corpo docente possui o título de doutor.
 

“Todos possuem extensa experiência prática com a substância ministrada em seus módulos, seja através da condução de estudos clínicos no Brasil ou no exterior, seja por práticas legais também no Brasil ou no exterior. Com a transformação do MDMA em um medicamento formal nos EUA, os pacientes brasileiros poderão solicitar à ANVISA importação desse agora remédio pela administrativa chamada Importação Excepcional de Medicamentos Controlados sem Registro no Brasil, abrindo as portas para novas formas de tratamento de forma legal no Brasil, também com essa substância”, explica.


Ainda segundo Camara, a capacitação em medicina psicodélica é essencial para psiquiatras e psicólogos que buscam uma formação com consistência e autoridade para a aplicação prática dos psicodélicos legais, além de atuar como líderes pioneiros no Brasil, “a Pós em PAP do Instituto Alma Viva é para vocês”, recomenda.


Marcelo Falchi, psiquiatra e professor da Pós, ressalta a importância de reintegrar substâncias psicodélicas na medicina moderna, vislumbrando uma nova era para a psiquiatria. Ele enfatiza a necessidade de uma compreensão baseada em evidências e não em estigmas, promovendo o conhecimento sobre os benefícios e riscos da medicina psicodélica.

ProfMarcelo Falchi.jpeg
Marcelo Falchi, psiquiatra | Foto: arquivo pessoal

“É essencial que a comunidade médica e o público em geral estejam bem-informados sobre os benefícios e riscos do que temos chamado de medicina psicodélica, promovendo uma compreensão baseada em evidências e não em estigmas”, destaca.


Falchi também ressalta que, além de apresentarem um baixo potencial de adição, alguns psicodélicos, como a ibogaína e a ayahuasca, demonstram propriedades anti-aditivas promissoras, “oferecendo novos horizontes no tratamento de transtornos por uso de substâncias e dependência, ao reconfigurar padrões de pensamento e comportamento que sustentam a adicção”, conclui.

Oportunidade Imperdível na Formação de Profissionais Qualificados

Com uma formação sólida e um corpo docente de excelência, o curso visa formar novos líderes e propagadores no campo da medicina psicodélica. As inscrições estão abertas para aqueles que buscam uma formação autorizada e prática no uso terapêutico de psicodélicos legalizados. Este curso representa um passo significativo na formação de profissionais conscientes e preparados para enfrentar os desafios deste campo em constante evolução.

Destaque para a Importância da Medicina Psicodélica na Saúde Mental

A medicina psicodélica tem ganhado destaque por seu impacto na abordagem tradicional da saúde mental, oferecendo uma alternativa potencialmente mais rápida, eficaz e econômica no tratamento de condições como depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e abuso de substâncias. Estudos realizados por grandes centros médicos mundiais têm demonstrado sua eficácia, destacando seu papel promissor no campo da saúde mental.

Inscrições Abertas  

As inscrições para a Turma de 2024 do Curso de Medicina Psicodélica estão abertas. Os interessados podem se inscrever através do link disponível abaixo.

Clique aqui e garanta sua inscrição

Esteja preparado para explorar os horizontes da medicina psicodélica e se tornar um profissional qualificado e consciente neste campo em ascensão.