Cannabis Medicinal é tema de programa na Rede Globo

A reportagem ouviu o diretor-científico da Sechat, o neurocirurgião Pedro Pierro e o advogado e colunista do portal, Rafael Arcuri

Publicada em 30/05/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

O uso da cannabis medicinal no Brasil foi tema de programa na TV Liberal, afiliada Rede Globo no Pará. A reportagem veiculada no programa "Liberal Comunidade" abordou o tema da cannabis medicinal, buscando informar o público sobre seus possíveis benefícios terapêuticos e o acesso ao medicamento.

.

É importante ressaltar que o uso da cannabis medicinal no Brasil está sujeito a regulamentações específicas e é necessário o acompanhamento médico adequado para o uso seguro e eficaz.

.

No programa, o neurocirurgião e diretor-científico do portal Sechat, Pedro Pierro, falou sobre o uso da cannabis medicinal no tratamento de diversas doenças, como a epilepsia e a depressão, entre outras. Ele ressaltou, ainda, a importância de uma análise clínica adequada antes de prescrever a planta como forma de tratamento, além de destacar a importância da dosagem correta e o como pode ser prejudicial à saúde a fumaça da cannabis. 

.

"A cannabis pode ser usada para várias doenças como epilepsia, dor crônica, parkinson, ansiedade. (...) Fumar a maconha.. Você não está dosando nada. É a mesma planta, ela tem benefícios, mas utilizada de maneira inadequada, pode oferecer efeitos colaterais"

Pedro Pierro, neurocirurgião e diretor-científico do portal Sechat

.

Na reportagem, o advogado e colunista do portal Sechat, Rafael Arcuri, abordou o tema da legislação da cannabis no Brasil e explicou o processo para o acesso a medicamentos à base da planta, bem como os procedimentos para a importação.

.

.


"Têm três formas reguladas pela Anvisa, que são o medicamento, a cannabis comprada nas farmácias e a importação direta. Para os pacientes que não conseguem arcar com esses custos, a gente tem a possibilidade de ingressar com habeas corpus individual para cultivo. Ou ainda existem associações autorizadas no Brasil para o cultivo e distribuição de cannabis."

Rafael Arcuri, advogado e colunista do portal Sechat

.

Assista a reportagem completa aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Y8481ZxI0PE

.