Conheça 7 associações de cannabis no Brasil

Publicada em 22/05/2019

capa
Compartilhe:

Reportagem de Jane Gomes 

O Sechat apresenta aqui neste post uma lista com 7 das principais associações do mundo da cannabis medicinal. Elas reúnem pacientes, médicos, advogados e militantes da causa e produzem pesquisas e estudos sobre o uso terapêutico da planta.

 Ama+me: Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

https://amame.org.br/

Por iniciativa de familiares e pacientes, a associação trabalha para expandir o conhecimento sobre os benefícios do uso de cannabidiol em pacientes que sofrem de diversas doenças e que precisam do tratamento alternativo. Para facilitar o acesso dos pacientes ao remédio, a Ama+me oferece orientação sobre a regulamentação e a parte burocrática, a Ama+me está próxima as faculdades levando informações por meio de palestras, além de incentivar as pesquisas sobre o uso do medicamento. No site da Associação é possível acompanhar histórias reais de pessoas que conseguiram avançar no tratamento por meio da medicação.

 Abrace

www.abraceesperanca.org.br

A associação possui laboratórios com farmacêuticos para a produção do medicamento cannabidiol. Além de promover workshops periódicos sobre as documentações necessárias para o paciente e para o médico terem acesso ao remédio. No portal da Abrace existe um contador que aponta o número de pacientes que tiveram apoio da associação e até aqui já foram atendidos mais de 890 casos de Epilepsia, 290 de Alzheimer, 370 de Parkinson e 65 de Câncer. A associação tem uma pequena agência de notícias sobre o assunto e também um canal de YouTube.

Cannativa – Associação de Estudos sobre Canabis

https://www.cannativa.pt/

É uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2017, Lisboa, Portugal. Ela tem um site bem amigável e nele é possível encontrar muita informação sobre o cultivo e a distribuição da maconha medicinal. A Cansativa conta com profissionais, como médicos, juristas, cientistas, e os usuários da canabis. A associação aceita doações para expandir as pesquisas e o número de estudos traduzidos para o português.

Apepi

https://apepi.org/

Criada no Rio de Janeiro a Apepi trabalha para divulgar as pesquisas e os estudos para pacientes que precisam do tratamento com o canabidiol. Por meio de palestras, cursos de cultivo da planta, mobilização social e eventos de palestras, a associação promove a luta dos pacientes que precisam utilizar o medicamento.

SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis

https://sbec.med.br/bemvindo/

A Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis é uma associação científica e possui em seu quadro de profissionais 60 médicos com mais de 249 prescrições para pacientes que precisam do tratamento com óleo extraído da maconha.

Acuca - Associação Cultural Cannábica de São Paulo

https://www.acucasp.org.br/

A associação criada em 2012 conta um grupo de estudos, o EduCannabis, e ministra debates e palestras para orientar o público sobre: Abordagem policial, cultivo da maconha para uso pessoal e uso de remédios derivados da maconha. O EduCannabis é formado por advogados e estudantes que trabalham para proteger os direitos dos usuários de drogas.

Associação Cannab - Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil

https://www.cannabica.com.br/

A Cannab, com intuito em dar suporte para pacientes que sofrem com epilepsia refratária, e que por prescrição médica precisam de medicamento a base de canabidiol, auxiliam pacientes com o acesso aos estudos e pesquisas em parceria com médicos avaliando gradativamente a evolução do usuário. No site da Associação é possível acompanhar histórias reais de pessoas que conseguiram avançar no tratamento por meio da medicação.