Cannabis e psicodélicos em foco na maior semana de música e economia criativa da América do Sul
SIM São Paulo 2025 terá dois painéis com nomes relevantes do cenário
Publicada em 19/02/2025

Luis Maurício, baixista e cofundador da banda Natiruts | Imagem: Reprodução/Instagram
A Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), principal evento de música e economia criativa da América do Sul, anunciou a programação completa para sua 11ª edição, que ocorre de 17 a 21 de fevereiro de 2025, no Memorial da América Latina.
Dois painéis de destaque abordam temas de grande relevância para o cenário atual: a Revolução Canábica e a Evolução da Pesquisa Científica e Aplicação de Psicodélicos em Saúde Mental.
Revolução canábica: avanços e desafios no Brasil
A crescente relevância da cannabis em diversas esferas, desde a saúde até à economia, será discutida no painel "Revolução Canábica", que ocorrerá no dia 19 de fevereiro, às 12h30, no Palco SIM+.
Participação no debate:
- Luis Maurício (Natiruts, DF);
- Lei Di Dai (Artista, SP);
- Carolina Nocetti (Médica, Pesquisadora e Fundadora da ViV, SP);
- Fabrício Pamplona (Neurocientista, SC).
A mediação será de Vivi Sedola (COO da Enlaight e Cofundadora da HybridHybrid, SP-Portugal).
O painel discutirá os avanços científicos sobre os benefícios terapêuticos da cannabis, seu impacto no tratamento de doenças e o crescimento do mercado de produtos decorrentes.
Questões regulatórias e as perspectivas futuras para o setor também serão temas abordados, assim como os desafios enfrentados por ativistas e especialistas que lutam pela regulamentação da cannabis no Brasil.
Psicodélicos e saúde mental: a nova fronteira da pesquisa científica
No mesmo dia, às 14h30, no Anexo das Ideias (Sala 02), o painel "Saúde Mental e Psicodélicos - A Evolução da Pesquisa Científica e Aplicação na Saúde Mental" traz à tona o uso de psicodélicos no tratamento de doenças mentais.
Entre os participantes estão:
- Clarice Pires (CEO SCIRAMA, RJ);
- Dráulio Araujo (Físico, Diretor do Centro Avançado de Medicina Psicodélica, RN);
- Stevens Rehen (Instituto D'Or, RJ).
A mediação será de Lourenço Bustani (Mandalah, Instituto Phaneros).
Com estudos promissores em andamento, o painel irá discutir o papel resultante no enfrentamento de condições como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.
O debate também abordará os desafios regulatórios e o impacto das pesquisas em países como o Brasil, que enfrentam uma crise de saúde mental intensificada pela pandemia e questões socioeconômicas. O painel promete trazer insights sobre como essas novas abordagens podem transformar o tratamento de doenças mentais no futuro.
Serviço
Data: 17 a 21 de fevereiro de 2025
Local: Memorial da América Latina, São Paulo (SP)
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP
Mais informações no site oficial