Canabidiol cresce mais de 70% no canal farmácia; revisão da RDC 327 da Anvisa gera otimismo no setor
Para Filipe Campos, da Close-Up International, o mercado pode se expandir ainda mais com atualização das regras e maior adesão médica
Publicada em 27/10/2025

Filipe Campos, Líder de Market Insights na Close-Up International, analisa o cenário e o crescimento do varejo. Imagem: Canva Pro
Players do mercado de cannabis farmacêutico no Brasil aguardam atentamente o fim da revisão da RDC 327/2019. A expectativa é que a mudança impulsione um setor já em franca expansão. Durante o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal 2025, Filipe Campos, Líder de Market Insights na Close-Up International, analisou o cenário e o crescimento do varejo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu em julho a Consulta Pública nº 1.316/2025. O órgão recebeu 1.476 contribuições sobre a norma que regula os produtos de cannabis para uso medicinal.
As propostas de alteração, opiniões e sugestões serão agora avaliadas pelas equipes técnicas da agência. Após a análise, o texto final será submetido à Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa. A minuta da nova resolução, sugere mudanças significativas. Os principais tópicos incluem:
- Limitação do teor de THC;
- Novos critérios para importação;
- Requisitos atualizados de Boas Práticas de Fabricação (BPF);
- Regras para manipulação em farmácias;
- Diretrizes de prescrição e normas de publicidade.
As vendas para o 5º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal já estão abertas. Aproveite a condição especial e garanta já seu ingresso com preço promocional. Clique aqui.
Potencial de expansão do mercado de cannabis
Para Filipe Campos, essa revisão é um passo importante para destravar o potencial do mercado de cannabis. "A tendência é que isso acabe aumentando ainda mais a demanda", afirma.
Ele pondera que a regulamentação atual restringe o acesso. "Só que à medida que a gente vai trabalhando essas outras formas, a gente vê que o mercado tem um potencial para se expandir ainda mais."
Campos ilustra esse potencial com dados do varejo. "O mercado farmacêutico no Brasil tem cerca de 100 mil farmácias ativas. A molécula de CBD está presente em menos de 25 mil."
A conclusão do especialista é clara: "Então realmente existe um espaço muito grande ainda de expansão que pode ser fomentado à medida que a gente vai regulamentando esse setor."
Felipe será um dos palestrantes do Cannabis Connection, principal ponto de encontro da indústria de cannabis medicinal e industrial na América Latina, realizado pelo Sechat no dia 6 de novembro.
Com a presença de nomes influentes como Beatriz Emygio, pesquisadora da Embrapa, e Ana Paula Porfírio, representante do MAPA, o evento foi pensado para estimular trocas relevantes, diálogos estratégicos e conexões reais entre os atores do setor.
Desempenho do mercado de cannabis e adesão médica
Além da expectativa futura, Campos destaca o desempenho robusto atual do mercado de cannabis nas farmácias. "É um mercado que vem crescendo mais de 70% desde que ele começou", aponta.
O avanço é ainda mais expressivo em volume. "Em unidades ele vem mais do que dobrando ano após ano. Então realmente é um mercado bastante grande."
Esse crescimento é impulsionado também pela crescente adesão da classe médica. "Hoje no Brasil são mais de 50 mil médicos que já prescrevem essa molécula", revela o especialista.
Ele enfatiza a entrada de novos profissionais no setor de cannabis medicinal. "E desses [50 mil], mais de 30 mil são médicos novos."
Diante desse cenário, Campos se mostra otimista. "Então realmente a gente vê que a adesão ao tratamento vem crescendo, o mercado de cannabis vem se expandindo e realmente tem bastante oportunidade para todo mundo."
Acompanhe a entrevista com Filipe Campos, Líder de Market Insights na Close-Up International



