Clínica Pública de Cannabis Medicinal em Ribeirão Pires já realizou quase 500 atendimentos gratuitos, em seis meses
A unidade também distribuiu gratuitamente 368 frascos de óleo à base de cannabis
Publicada em 25/09/2025

O Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli fica localizado na rua Miguel Prisco, 286, Centro – Ribeirão Pires. Imagem: Ribeirão Pires
Seis meses após sua inauguração, a primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil, localizada em Ribeirão Pires (SP), apresenta um balanço positivo: já são 499 atendimentos realizados e 156 pacientes cadastrados. A unidade também distribuiu gratuitamente 368 frascos de óleo à base de cannabis.
Instalada no Centro Ibrahim Alves de Lima, a clínica foi inaugurada em março deste ano, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Flor da Vida. O objetivo do espaço é garantir acesso gratuito ao tratamento para moradores inscritos no CadÚnico.
O foco do atendimento são pacientes com patologias como fibromialgia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), epilepsia, Alzheimer e Parkinson.
Clínica de cannabis medicinal como modelo
O prefeito Guto Volpi destaca que a experiência do município deve inspirar novas iniciativas no Grande ABC e em outras regiões. “Estamos mostrando que é possível quebrar preconceitos, oferecer qualidade de vida e gerar esperança para famílias inteiras. A partir daqui, queremos levar esse exemplo para todo o [sugestão de hiperlink para: site do Consórcio Intermunicipal do ABC], para que mais cidades possam ter clínicas como essa”, afirmou em nota.
Em entrevista ao Portal Sechat, Volpi ressaltou que a clínica atende mais patologias que o previsto pelo SUS estadual, mostrando "resultados que podem ser revertidos também a âmbito nacional". Segundo ele, a ampliação da regulamentação "está na 'boca do forno' do Senado".
Legislação pioneira como base do projeto
O pioneirismo de Ribeirão Pires também se reflete na legislação. Em 2022, a cidade foi a primeira do estado a aprovar uma lei específica para a Política Municipal da Cannabis Medicinal ([sugestão de hiperlink para: Lei nº 6.737/22]).
A norma, de autoria do então vereador e atual prefeito Guto Volpi em coautoria com Edmar Oldani, estabelece diretrizes para o diagnóstico, tratamento e debate público sobre os benefícios da cannabis medicinal.