Quando saúde vira exemplo: clínica de cannabis inspira Cubatão a seguir caminho pioneiro

A Clínica Pública de Cannabis Medicinal de Ribeirão Pires, pioneira no Brasil, inspira Cubatão a implantar política semelhante.

Publicada em 03/07/2025

 Quando o cuidado vira exemplo: clínica de cannabis inspira Cubatão a seguir caminho pioneiro

A troca de experiências entre os municípios reforça o avanço da cannabis como tratamento acessível e humanizado no SUS | Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (30), os caminhos de Ribeirão Pires e Cubatão se cruzaram em um gesto que transcende burocracias: compartilhar o que dá certo, o que cura, o que transforma vidas. O que se viu no Paço Municipal de Ribeirão Pires foi mais do que uma reunião entre prefeitos, foi uma celebração de uma política pública que coloca a vida no centro das decisões.

Ribeirão Pires, cidade do Grande ABC paulista, apresentou ao prefeito de Cubatão, César Nascimento, e à sua comitiva, os detalhes de sua Clínica Pública de Cannabis Medicinal, a primeira do Brasil. O modelo, inaugurado em março deste ano em parceria com a Associação Flor da Vida, já beneficiou cerca de 150 famílias, com atendimentos priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social e com doenças como TEA, Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia.

 

WhatsApp Image 2025-07-01 at 16.08.25.jpeg
O prefeito Guto Volpi entre Guilherme do Salão, vereador de Cubatão (de azul) e César Nascimento, prefeito de Cubatão | Foto: Divulgação/Assessoria


Quando o exemplo inspira


“É sempre bom levar essas experiências para outros municípios. É motivo de muito orgulho, pois representa saúde e bem-estar para quem precisa”, afirmou o prefeito Guto Volpi, que, em entrevista exclusiva ao Sechat, disse que: "boa política se faz em desefa das pessoas". 

Ele é anfitrião do encontro e autor da proposta que originou a Lei Municipal nº 6.737/22, pioneira no estado de São Paulo ao regulamentar o uso terapêutico de derivados da cannabis na rede pública.

Essa política, que já vem rendendo frutos na cidade, agora inspira Cubatão, localizada na Baixada Santista, e que possui realidades sociais semelhantes.


“Foi muito interessante a experiência de Ribeirão Pires com a cannabis medicinal. Ficou claro que é uma política de saúde pública vitoriosa, que está trazendo muitos benefícios para os seus moradores”, destacou César Nascimento, prefeito de Cubatão, ao se comprometer a levar o projeto como referência para seu município.

 

Leia Também: 1º Centro Municipal de Tratamento com Cannabis Nacional é aprovado na região do ABC