Fórum na UEM debate o futuro da cannabis medicinal no Paraná
Evento gratuito discute avanços na legislação, políticas públicas e acesso a tratamentos
Publicada em 03/10/2025

Universidade Estadual de Maringá (UEM) sedia 4º Fórum Paranaense de Cannabis e o 1º Simpósio da instituição. Imagem: Arquivo UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sedia, nos dias 9 e 10 de outubro, o 4º Fórum Paranaense de Cannabis e o 1º Simpósio da instituição. Os eventos visam debater, desmistificar e promover os benefícios da cannabis medicinal. As discussões ocorrerão na Biblioteca Central da UEM.
Na pauta, estarão os avanços na regulamentação da cannabis no Brasil e no Paraná, além das políticas públicas para garantir o acesso democrático à terapia. O evento também abordará o direito à saúde, o acolhimento e o apoio médico e jurídico para pacientes que utilizam a planta para fins terapêuticos.
O fórum e o simpósio são gratuitos e oferecem certificado de participação. O público-alvo inclui pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes, parlamentares, associações de pacientes e demais interessados no setor.
Um dos destaques do debate é a recente legislação paranaense que incluiu a cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida desburocratiza o acesso a medicamentos à base de canabinoides, garantindo tratamento gratuito a pacientes com doenças graves.
O evento é organizado pelo mandato do deputado estadual Goura Nataraj, autor da Lei Pétala, sancionada em 2023. A iniciativa tem o apoio da UEM, de outras universidades como UEL e UFPR, e patrocínio de empresas do setor, como a Taima Essential.
Serviço
O quê: 4º Fórum Paranaense de Cannabis e 1º Simpósio da UEM
Quando: 9 e 10 de outubro
Onde: Auditório da Biblioteca Central da UEM
Com informação de UEM