Pesquisa revela que extrato de cannabis reduz dores nas costas persistentes
Estudo clínico de fase 3 revela que um extrato padronizado de cannabis reduziu de forma significativa a dor em pacientes com lombalgia crônica, mostrando eficácia duradoura e bom perfil de segurança, segundo pesquisadores
Publicada em 10/10/2025

Extrato de cannabis mostra eficácia contra a lombalgia crônica | CanvaPro
A dor nas costas é um problema que incomoda muita gente. Pensando em uma solução a longo prazo, um novo estudo de fase 3 demonstrou que um extrato padronizado de cannabis sativa (VER-01) conseguiu reduzir de forma significativa a intensidade da lombalgia crônica, com efeitos mantidos ao longo do tempo e perfil de segurança aceitável, segundo os pesquisadores.
Eficácia comprovada e efeitos sustentados
No ensaio, 820 pacientes participaram, sendo 394 tratados com VER-01 e 426 com placebo. Na fase inicial (12 semanas), o grupo que recebeu VER-01 apresentou queda média de –1,9 ponto na escala de dor, enquanto a diferença média em relação ao placebo foi de –0,6 ponto. Os efeitos analgesicos continuaram nas fases de extensão do estudo, com melhora progressiva da dor mesmo após seis meses adicionais.
Saiba mais
Benefícios, desafios e evidências no uso de cannabis no tratamento da dor
Cannabis inalada é eficaz na redução da dor lombar crônica, diz estudo israelense
Em pacientes com componente neuropático da dor, o benefício foi ainda mais pronunciado: a redução foi –1,5 ponto frente ao placebo.
Segurança e tolerância
Embora o grupo VER-01 tenha apresentado maior incidência de eventos adversos (83,3 % vs. 67,3 % no placebo), a maioria dos efeitos foi leve a moderada e temporária, sem sinais de dependência ou abstinência.
Os autores reconheceram limitações como a ausência de comparação direta com opioides e a falta de avaliação formal da função cognitiva dos pacientes. Também observaram que não houve registro sistemático de uso prévio de Cannabis, o que poderia influenciar os resultados.



