UFLA inicia pesquisa para combater insetos e ácaros no cultivo de cannabis

Formulário busca associações, empresas, instituições de ensino e cultivadores de cannabis para contribuir para o desenvolvimento de uma cadeia nacional produtiva da planta

Publicada em 08/11/2023

capa

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresenta o I Questionário Nacional: Insetos e Ácaros Associados à Cultura da Cannabis no Brasil (2023). Apoiado pela plataforma Sechat, este projeto, conduzido sob a supervisão do Prof. Dr. Luís Cláudio Paterno Silveira e da doutoranda Aline Unes Negromonte Lima, ambos do departamento de entomologia da instituição de ensino, visa aprofundar a compreensão dos desafios enfrentados pelos cultivadores de cannabis medicinal no Brasil no que se refere ao controle de pragas de insetos e ácaros. 

A participação ativa das associações, empresas, instituições de ensino e cultivadores de cannabis para fins medicinais é de extrema importância para o êxito desta pesquisa. As respostas fornecidas desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias eficazes de controle biológico de pragas. Por isso, o conhecimento e a experiência dos cultivadores são fundamentais na busca por soluções adequadas para os desafios enfrentados na produção de cannabis de alta qualidade em território nacional. 

Responda o questionário aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdYVgIso-4sS3GiQ1Ei6-vxay0ZIlcJ_QVaX_v2PMKdQkbLw/viewform 

A confidencialidade das informações fornecidas é assegurada, garantindo que todas as respostas sejam tratadas com o máximo cuidado e sigilo. Além disso, para aqueles que desejam compartilhar laudos técnicos, resultados de análises, fotos de insetos ou outras informações relevantes, existe a possibilidade de anexá-los ao final do questionário.  

Para acessar o termo de confidencialidade, clique aqui: https://drive.google.com/file/d/1DZj16W4QUkWdHbWeQItNPCSgNCbs-EnG/view 

A equipe de pesquisa está à disposição para esclarecer dúvidas e receber contribuições adicionais por meio dos seguintes endereços de e-mail:  

aline.lima5@estudante.ufla.br ou aline.limaagro@gmail.com 

“A importância deste projeto se estende à comunidade como um todo, à medida que se busca aprimorar a produção de Cannabis Medicinal no Brasil. O controle eficaz de insetos e ácaros é essencial para garantir um ambiente de cultivo seguro e produtivo. Portanto, a Universidade Federal de Lavras e o portal SECHAT agradecem a colaboração de todos neste esforço conjunto”, destacou o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Luís Cláudio Paterno Silveira.