Deutsche Bahn proíbe consumo de cannabis em estações de trem na Alemanha

No dia 1 de abril entrou em vigor a lei que legaliza parcialmente o uso da maconha no país com restrições aos locais públicos, como escolas, creches e áreas esportivas

Publicada em 22/04/2024

capa
Compartilhe:

A partir de 1º de junho, a Deutsche Bahn (DB), empresa ferroviária estatal da Alemanha, implementará novas regras em suas estações e plataformas, proibindo o consumo de maconha. Esta medida vem em resposta à recente legislação que legalizou parcialmente o uso da substância no país, mas restringiu seu consumo em determinados locais públicos, como escolas, creches e áreas esportivas.

Segundo uma porta-voz da DB, a mudança visa proteger os passageiros, especialmente crianças e jovens, contra os potenciais efeitos negativos do consumo de maconha. Até o momento, a empresa havia permitido o consumo amigável, mas a partir de junho, os infratores serão punidos.

A nova regulamentação seguirá o modelo de aplicação "amigável" inicialmente, com funcionários da DB solicitando aos usuários que parem de consumir maconha nas estações. No entanto, a partir de junho, medidas punitivas serão aplicadas. A exceção é feita para o uso medicinal da cannabis, que já era permitido antes das mudanças na legislação.

Enquanto a maconha estará sujeita a proibição nas estações, o tabaco continuará sendo permitido em áreas designadas dentro de algumas delas. Desde 2007, a legislação alemã restringe o consumo de cigarros nas estações, permitindo apenas em áreas específicas. No entanto, o desrespeito a essa regra é comum, assim como o consumo de maconha fora das áreas determinadas.

Além disso, autoridades da Baviera anunciaram a proibição do consumo de maconha na Oktoberfest de 2024, em Munique. Desde o início de abril, maiores de 18 anos podem portar até 25 gramas da substância e cultivar até três plantas para uso pessoal, conforme as novas diretrizes.

A maconha pode ser adquirida em "clubes sociais de cannabis", associações sem fins lucrativos com um limite de 500 membros, onde os associados podem comprar até 50 gramas por mês.

A Deutsche Bahn espera concluir a implementação das novas regras em quatro semanas, antes de aplicar punições aos infratores a partir de 1º de junho.