Associação de pacientes ganha reconhecimento da Anvisa

Em primeira reunião pública da agência sanitária no ano, o diretor Alex Machado destaca o trabalho bem feito da Apepi

Publicada em 23/02/2023

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

“Preciso reconhecer que famílias têm sido beneficiadas e se sentem acolhidas por iniciativas como esta, que é o propósito da Apepi [Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes da Cannabis Medicinal]”. Foi com essa fala que o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Machado Campos, deu um grande passo em direção ao reconhecimento do uso medicinal da cannabis produzido pelas associações de pacientes do Brasil. 

Campos destacou ainda, na primeira Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada de 2023, que é preciso atenção ao tratar de um assunto tão importante. Confira a fala completa do diretor:

https://www.youtube.com/watch?v=kMskuI_jzHk

Quem é a Apepi?

Por iniciativa de familiares e pacientes, a associação trabalha para expandir o conhecimento sobre os benefícios do uso da cannabis naqueles que sofrem de diversas doenças e que precisam de tratamento alternativo.

Para facilitar o acesso dos pacientes ao remédio, a Apepi oferece orientação sobre a regulamentação, parte jurídica, além de estar próxima às faculdades e centros de ensino, levando informações por meio de palestras, simpósios e eventos e incentivando as pesquisas sobre o uso do medicamento. 

No site da entidade é possível acompanhar histórias reais de pessoas que conseguiram avançar no tratamento por meio da medicação.

Para Margarete Brito, fundadora da Apepi e mãe de paciente, a fala de Campos foi uma pequena grande vitória, pois, apesar de continuar respondendo processos na Agência , “está na hora de estimular a Anvisa e dar os parabéns pelo reconhecimento dos trabalhos da associação”.

Hoje, muitas associações de pacientes têm seus produtos apreendidos pelos correios e pela Polícia Federal. Ao receber  a ocorrência, a Anvisa, então, notifica as associações por meio de processo administrativo, dizendo que não podem fazer nada daquilo que fazem e, caso não parem, serão aplicadas multas ou até mesmo ocorrerá o fechamento dessas entidades. Contudo, Margarete explica que  a Apepi segue todos os critérios estabelecidos.. 

Confira o vídeo que conta um pouco da história da Apepi  demonstrando os processos realizados pela associação para garantir que seus produtos à base de cannabis atendam todos os parâmetros regulatórios. 

https://www.youtube.com/watch?v=kn3CkYxTUuc