Cannabis terapêutica ganha frente parlamentar no RS

Fomento à pesquisa e distribuição de medicamentos a base da planta pelo SUS são alguns dos focos da iniciativa

Publicada em 11/05/2023

capa
Compartilhe:

Por Bruno Vargas

O Deputado Estadual Leonel Radde (PT) realizou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica no Rio Grande do Su,l na Assembleia Legislativa do estado que  contou com a participação de estudiosos, usuários medicinais e especialistas canábicos. 

Durante o evento (que pode ser assistido pelo link), Radde afirmou que a Frente terá como foco o incentivo às pesquisas pautadas na cannabis e a implementação e distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da defesa e auxílio às associações e ao autocultivo. 

Com esse intuito, o deputado pretende utilizar o espaço da Assembleia para realizar audiências públicas e sancionar políticas públicas, sempre buscando favorecer a população gaúcha. Segundo Leonel, a pauta da cannabis deve ter primeiro um viés social:  

“Quem precisa fazer o uso da cannabis não tem tempo, não pode esperar. Não consegue pagar o valor que hoje é cobrado pelo remédio importado, extremamente caro e elitista”, relata Radde.

Construída a várias mãos

A instalação da Frente contou também com o discurso de duas grandes aliadas do deputado. A advogada e Coordenadora jurídica da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa (SBEC), Bianca Uequed e a pedagoga e jardineira, Liane Pereira. 

Em sua fala, Bianca ratificou a importância de colocar a pauta da cannabis como suprapartidária e de saúde pública. Já Liane, contou a história de sua filha, Carolina Pereira, 13 anos, portadora da Síndrome de Dravet e fez um apelo aos parlamentares gaúchos:

“Eu quero pedir aos nossos deputados, pensem na qualidade de vida que essa planta oferece hoje para a Carol e para outras várias Carois. A vida não espera, se não fosse a cannabis eu não estaria aqui hoje”, comenta a jardineira.