O poder da mentoria de carreira no mercado da cannabis

Fora ou dentro de uma empresa, ter um profissional que forneça mentorias pode ser fundamental para o seu desenvolvimento no setor canábico

Publicado em 27/09/2023
Compartilhe:

É realmente fascinante ver mais e mais pessoas entrando no mercado da cannabis, seja trabalhando de maneira independente, sendo parte de uma equipe de uma empresa ou empreendendo e criando seu próprio negócio. Para esses três perfis, temos diferentes jornadas emocionantes e cada uma com seus altos e baixos. 

 

Os altos e baixos fazem parte da nossa vida profissional dentro do mercado da cannabis e uma vez que entendemos isso, nos resta buscar desenvolvimento e apoio para evoluir no mercado constantemente. 

 

Fora ou dentro de uma empresa, ter um profissional que forneça mentorias pode ser fundamental para o seu desenvolvimento no setor canábico. 

 

Durante este texto, abordarei um pouco sobre os benefícios que a mentoria de carreira possui para promover o seu desenvolvimento dentro da indústria verde e, consequentemente, abrir novas portas e oportunidades para você! 

 

Há décadas que se fala no mundo corporativo sobre o papel da mentoria como combustível para o desenvolvimento de um profissional. E quando falamos do mercado da cannabis, ainda mais no Brasil, enxergamos a necessidade de mais profissionais atuando em alto desempenho e alinhados com os valores das empresas. 

 

A mentoria de carreira pode ser uma jornada realmente transformadora que auxiliará na capacitação do seu time, ajudando cada pessoa do negócio a estar mais próxima do seu potencial. Uma vez que você, como líder dentro do mercado da cannabis, começa a priorizar o desenvolvimento do seu time, perceberá que a mentoria é um movimento inevitável que deverá ser feito em algum momento próximo.

 

Ao identificar os profissionais mais experientes da operação, podemos observar que essas pessoas podem compartilhar seus conhecimentos, habilidades, vivências, percepções de vida e negócio, além de fomentar o aprendizado na empresa como um todo. Se isso não for possível por diferentes motivos, pode-se buscar pessoas mentoras de carreira fora da organização. 

 

Quando começamos a enxergar nossos times como pilares da empresa, entendemos que, sem um plano de desenvolvimento da base da operação , as perguntas abaixo são necessárias. 

 

– Como o crescimento do negócio será sustentado daqui para frente?

– Como preparar o time para assumir outros desafios? 

 

Conversas entre profissionais mais e menos experientes oferecem orientação, feedbacks construtivos e incentivam as pessoas a trilharem seus objetivos, apresentando ferramentas e alternativas para que seu time alcance o sucesso.Independente se os profissionais fazem ou não parte do mesmo negócio.

 

Essa troca de conhecimento entre mentor e mentorado(a) promove um ambiente em constante aprendizado, possibilitando  trocas de conselhos voltados para o mercado da cannabis e contribuindo para a criação de networking com possibilidades de conhecerem novas pessoas por meio  das conexões com o mentor, entre outros benefícios. 

 

Seja você um(a) líder de negócio, área ou uma pessoa que deseja empreender, comece a pensar no desenvolvimento do seu time e como conectar as pessoas da sua operação com profissionais experientes que podem auxiliá-las por meio de um acompanhamento de mentoria. Como vimos, isso promoverá crescimento, tanto para a pessoa quanto para a operação! 

 

As mentorias profissionais no mercado da cannabis podem e devem ter objetivos diferentes, isso dependerá dos objetivos do profissional, do negócio e de sua vida. Diversos temas geralmente são abordados, cada um com sua prioridade e intensidade, de acordo com o contexto e maturidade do profissional , como: 

 

– Se desenvolver como líder; 

– Gerenciar pessoas e projetos; 

– Habilidades em dar e receber feedback; 

– Trabalho em equipe;

– Desenvolvimento de soft skills; 

– Autoconhecimento; 

– Tendências de mercado; 

– Trabalho em equipe; 

– Relações com pessoas, entre muitos outros itens.

 

Os modelos de mentoria são diversos e você como líder deve entender qual o formato que mais se adequa para sua equipe. Ao investir em uma mentoria, você abre oportunidades para receber novos conhecimentos e oportunidades que podem impulsionar sua carreira! Agora imagina fazer o mesmo com o seu time? 

 

Invista um tempo entendendo as primeiras pessoas do seu negócio a receberem uma mentoria, converse com cada uma delas e comece a traçar um plano para a implementação! 

 

Espero que suas mentorias sejam incríveis para o seu desenvolvimento no mercado da cannabis, e, claro, aproveite a jornada!

 

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

Imagem do colunista Danilo Lang
Danilo Lang

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.