Como a cannabis pode ajudar a melhorar o sono?

Cerca de 20% da população pode ser afetada pelos distúrbios do sono, sendo que um terço das pessoas no Reino Unido já sofreram de insônia crônica alguma vez na vida. A melhora do sono está se tornando uma das razões mais comuns relatadas para o uso d

Publicada em 12/11/2021

capa

Curadoria, tradução e edição Sechat, com informações de Canex (Emily Ledger)

Embora a melhora do sono não seja o único propósito do uso de cannabis, é por esse motivo, que ela está se tornando cada vez mais considerada para os consumidores. Uma pesquisa com adultos que visitam dispensários de cannabis nos EUA descobriu que 74% dos participantes relataram usar cannabis para melhorar o sono. Desse grupo, 84% também relataram que o uso de cannabis os ajudou a reduzir ou interromper a medicação para dormir.

Além disso, uma pesquisa internacional, realizada por 953 participantes de 31 países, também indicou que os distúrbios do sono estavam entre as cinco principais doenças para as quais eles usaram cannabis medicinal.

Um grande número de estudos têm como objetivo avaliar como a cannabis pode ser útil para melhorar o sono e houve uma recente revisão sistemática para avaliar as evidências existentes.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Estudos incluídos na revisão

Um total de 136 artigos em texto foram revisados ​​e 38 publicações relatando 39 ensaios clínicos randomizados (RCTs) com 5.100 pacientes inscritos, que testaram o potencial de produtos médicos à base de cannabis em resultados de sono.

Qualidade do Sono

Evidências de 16 ECRs sugerem que, em comparação com o placebo, a cannabis medicinal e os canabinoides resultam em um pequeno aumento no número de pacientes que experimentam uma melhora na qualidade do sono igual ou acima do MID (a menor quantidade de melhora que os pacientes reconhecem como importante).

Da mesma forma, mais quatro estudos, que não relataram dados adequados para agrupamento, também descobriram que a cannabis medicinal melhorou significativamente a qualidade do sono, em comparação com o placebo.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Distúrbios de sono

Os pesquisadores também identificaram que o uso de canabinóides foi associado a um pequeno aumento no número de pacientes que relataram menos distúrbios do sono, em comparação com o placebo.

Além disso, evidências de alta certeza de pessoas que vivem com dor crônica não oncológica mostraram que, em comparação com o placebo, os canabinoides aumentaram a proporção de pacientes que experimentaram redução dos distúrbios do sono. Evidências de certeza moderada coletadas de 5 ensaios clínicos randomizados de pessoas que vivem com dor crônica de câncer descobriram que a cannabis medicinal resulta em uma melhora muito pequena na perturbação do sono, em comparação com o placebo.

Outros resultados relacionados ao sono

Os pesquisadores também encontraram evidências de um estudo incluído que sugere que a nabilona (um canabinóide sintético semelhante ao THC) pode reduzir a frequência e intensidade dos pesadelos em pacientes com PTSD (Perturbação de estresse pós-traumático). No entanto, não foram identificados benefícios significativos para o tempo total de sono ou o número de despertares durante a noite.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Cannabis medicinal vs. comparadores ativos

Há evidências que sugerem que a nabilona pode fornecer maior melhora nos sintomas de insônia, além de estar associada a um sono ligeiramente mais reparador, em comparação com a amitriptilina.

Conclusões

Tendo avaliado as evidências de 39 ensaios clínicos randomizados, os autores desta revisão sistêmica concluem que há evidências de certeza moderada a alta de que, em comparação com o placebo, a cannabis medicinal ou os canabinoides resultam em pequenas melhorias na qualidade do sono entre pacientes com câncer crônico e dor não oncológica e pequenas e muito pequenas melhorias na perturbação do sono em pacientes com dor crônica não oncológica e pacientes com dor crônica oncológica, respectivamente.

As evidências atuais sugerem que a cannabis pode muito bem ser uma opção eficaz para promover a melhora do sono; no entanto, é importante notar que a maioria dessas evidências é considerada de baixa qualidade. Mais estudos são necessários para coletar evidências de maior qualidade e apoiar o uso rotineiro de produtos de cannabis para o tratamento de distúrbios do sono.

Para saber mais sobre os benefícios da cannabis em relação à ansiedade e aos distúrbios do sono, assista nossa live "Ansiedade e transtorno do sono: a cannabis pode ser uma aliada?", com o Dr. Marcus Zanetti, Médico Psiquiatra, Doutor em Neurociências pela Faculdade de Medicina da USP e Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL).

https://www.youtube.com/watch?v=jcDDoqIy9oA&t=6s

VEJA TAMBÉM:

https://www.sechat.com.br/voce-pode-usar-cannabis-para-restaurar-seu-ciclo-natural-de-sono/
https://www.sechat.com.br/pacientes-de-cannabis-medicinal-relatam-melhorias-na-ansiedade-dor-e-sono/
https://www.sechat.com.br/sistema-endocanabinoide-sono-e-transtornos-do-sono/