Espírito Santo vai importar produtos à base de Cannabis

De acordo com a Secretaria de Saúde capixaba, apenas 17 pacientes já recebem medicamentos derivados de maconha no estado

Publicada em 23/12/2019

capa
Compartilhe:

A localização geográfica e os incentivos fiscais do Espírito Santo fizeram com que o estado capixaba chamasse a atenção da indústria farmacêutica.

A categoria começa a se movimentar após a regulamentação da fabricação e venda dos produtos à base de maconha no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O cultivo da planta segue vetado em território brasileiro. Para superar esse obstáculo, as empresas que se instalarem nesse mercado vão precisar importar os produtos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 17 pacientes já recebem esse tipo de medicamento no Espírito Santo.

“Pacientes com recomendação e receita médica para o uso de produtos com THC e/ou CBD, substâncias presentes na planta, vão poder comprar os medicamentos direto nas farmácias. Isso evita a demora e facilita o tratamento”, concluiu o empresário Valter Luis Macedo de Carvalhaes Pinheiro, proprietário de uma distribuidora de medicamentos.

O empresário, que atua na distribuição de medicamentos farmacêuticos e hospitalares no ES, escolheu o estado capixaba para receber todas as suas importações. Especialistas acreditam no faturamento acima de R$ 4 bilhões nos próximos três anos.

“Existe uma estimativa de arrecadação de impostos com esses medicamentos de mais de um R$ 1 bilhão por ano. Estou apostando na tendência internacional onde o uso medicinal da droga alcança cifras bilionárias”, considerou, ao comentar o processo.

Fonte: Espírito Santo Hoje