Estácio oferece curso on-line sobre canabinoides na medicina

Em sua 2ª edição, curso capacitará médicos para o uso clínico dos canabinoides com atualização sobre os principais estudos científicos publicados recentemente na área

Publicada em 11/08/2020

capa
Compartilhe:

A Universidade Estácio lançou um curso online para médicos sobre o uso de canabinoides. O conteúdo será ministrado entre 26 e 29 de agosto, baseando-se em evidências científicas da prática clínica. A carga horária é de 8 horas aula e o investimento é de R$ 790. 

No curso, serão apresentados os benefícios do uso de canabinoides em diversas patologias, além de atualizações dos principais estudos científicos publicados e ensaios clínicos em curso. Durante as aulas, os professores também irão propor a discussão de casos clínicos. 

Segundo Silvio Pessanha Neto, gestor nacional de Medicina do Grupo Estácio e médico neurologista, as pesquisas sobre o tema avançam diariamente e sugerem muitas outras aplicações positivas para os canabinoides na área médica. 

“Autistas que foram submetidos ao canabidiol aumentaram a interação social com seus familiares e tiveram suas vidas impactadas significativamente”, exemplificou. “Os resultados existem e não podemos fechar os nossos olhos a eles, respeitando rigorosamente as evidências científicas e as recomendações dos órgãos reguladores.” 

Segundo professora, o uso da Cannabis para fins medicinais é realidade

De acordo com Helena Joaquim, professora do curso e Medical Science Liaison da Greencare, a cannabis para fins medicinais é uma realidade, com grande aplicabilidade clínica. Contudo, por conta do preconceito, muitas pessoas não consideram essa possibilidade. “Um dos objetivos do curso é educar, levar informação de qualidade e evidências científicas que empoderem os médicos e os auxiliem a utilizar terapias à base de canabinoides como mais uma possibilidade de tratamento”, disse. 

Os canabinoides podem ter uma utilização prática positiva em seu campo de atuação, podendo agir diretamente na doença ou distúrbio, ou aliviando seus sintomas. Porém é necessário conhecimento específico para o seu manejo. “Sua aplicação exige conhecimento da substância, atenção aos detalhes clínicos e acompanhamento do paciente”, explica. 

Pesquisas sugerem novas aplicações dos canabinoides na área médica 

Os fitocanabinoides – principalmente o canabidiol [CBD] e o tetrahidrocanabinol [THC]) – têm sido indicados para o tratamento de diferentes contextos patológicos, como epilepsias e dores crônicas.  

As pesquisas sobre o tema avançam diariamente e sugerem muitas outras aplicações positivas para os canabinoides na área médica. “Autistas que foram submetidos ao canabidiol aumentaram a interação social com seus familiares e tiveram suas vidas impactadas significativamente.

Serviço: 

O quê: Curso: Canabinóides: A nova ferramenta da medicina – das evidências científicas à prática clínica  

Data: 26 e 29 de agosto de 2020 

Horário: 26/08, quarta-feira, das 18 às 21h, e 29/08, sábado, das 9h às 14h 

Modalidade: On-line 

Carga horária: 8 horas 

Valor: R$ 790,00 

Inscrições: estacio.br/posmed