Hempcrete dá “passo importante” nos EUA
De acordo com as partes interessadas, é apenas uma questão de tempo para que o concreto de cânhamo seja reconhecido como um material de construção aprovado pelo o Conselho de Código Internacional (CCI)
Publicada em 01/03/2023
Por redação Sechat com informações de Hemptoday
Em setembro passado, o Conselho de Código Internacional (CCI) acatou manifestação do HEMP Building Institute (HBI) - organização sem fins lucrativos - sobre o uso de misturas de cânhamo e cal como material de construção sem carga e sistema de preenchimento de paredes no Código Residencial Internacional (CRI).
Segundo Jacob Waddell, presidente do HBI, o processo de regularização do material pelo CCI está em sua última etapa, faltando apenas concluir comentários oficiais que explicam a linguagem do código.
Passo importante
“Este é um passo importante em uma jornada para tornar o hempcrete uma opção para ampla adoção na indústria da construção”, disse Waddell. “Profissionais da indústria da construção agora têm um guia sobre o que é necessário para construir com hempcrete e o material educacional pode ser desenvolvido para divulgar os requisitos do código”, destacou o empresário.
Os artigos do CRI são essencialmente códigos modelo que as jurisdições norte americanas poderão adotar. O material estabelece normas mínimas para habitações unifamiliares e bifamiliares. As diretrizes, que servem de base para o código de construção residencial em todos os estados dos EUA, exceto Wisconsin, são baseadas em princípios amplos que possibilitam novos materiais e novos projetos de construção. Os códigos do CCI são usados principalmente nos Estados Unidos, mas alguns outros países também os adotam.
Onde as autoridades locais de construção adotam os padrões do CRI, arquitetos e construtores podem especificar o material nos pedidos de licença de construção.
O que diz o código?
Os códigos de modelo do CCI, atualizados regularmente, cobrem questões de segurança de edifícios relacionadas a projeto e construção, segurança contra incêndio, encanamento, sistemas mecânicos e eficiência energética. Especialistas em construção e segurança em toda a América do Norte contribuem com conhecimento para o desenvolvimento do código do Conselho. Os membros votantes do comitê do CCI trabalham para agências governamentais de saúde e segurança.
O documento do CRI aborda o uso de misturas de cânhamo e cal em regiões de baixo risco sísmico sem engenharia. Edifícios em áreas de alto risco requerem um projeto de engenharia.
O pedido original de certificação de hempcrete para o CRI foi apresentado no ano passado pela US Hemp Building Association, que arrecadou mais de US$ 50.000 para desenvolver o material. O Hemp Building Institute está agora procurando arrecadar US$ 20.000 adicionais para completar o comentário explicativo, destinado a esclarecer “qualquer mal-entendido em potencial e expandir a compreensão dos leitores sobre alternativas conhecidas que podem não ter entrado no código”, disse o HBI em um comunicado.
Imagem: ISOHemp