Japão está a um passo da legalização do uso medicinal da cannabis

A nova regulamentação, no entanto, criminaliza o uso adulto da planta

Publicada em 29/01/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

De acordo com Projetos de Lei revelados na última terça-feira (24), o governo japonês está muito próximo de regulamentar o uso medicinal da cannabis. As propostas preveem revisão das atuais regulamentações no que se refere ao tratamento de pessoas com os derivados da planta.

A revisão proposta também criminalizaria o uso adulto da maconha, contudo, atualmente agricultores de cannabis com permissão dos órgãos responsáveis para cultivar, podem ingerir seus compostos livremente.

Em países como os EUA e Grã-Bretanha, por exemplo, medicamentos produzidos à base de cannabis são usados ​​para tratar pacientes com epilepsia refratária e outras doenças para as quais os medicamentos existentes são ineficazes.

O governo japonês destaca que o uso medicinal da cannabis ainda não foi regulamentado pois algumas substâncias presentes na planta podem ter efeito intoxicante e, por essa e outras razões, necessitam de mais estudos.

No entanto, a revisão proposta permitiria que esses pacientes usassem essas substâncias, desde que para uso exclusivamente medicinal.

A maconha foi apelidada de “droga de entrada” no Japão, pois de acordo com o governo, leva a outras formas de abuso de drogas. “É preciso fortalecer a repressão ao uso adulto para evitar o abuso dos compostos da planta entre os jovens, que está se tornando um problema social”, concluíram os autores dos Projetos de Lei.