Marcas canadenses de Cannabis oferecem ‘maconha de marca’ com preço baixo para combater comércio ilegal
Em uma tentativa de ultrapassar os vendedores no mercado ilegal, que supostamente representam quase 70% do total de vendas de Cannabis no país
Publicada em 24/04/2020

As empresas canadenses de Cannabis estão introduzindo maconha de "valor de marca", com preço mais baixo, em uma tentativa de ultrapassar os vendedores no mercado ilegal, que supostamente representam quase 70% do total de vendas de Cannabis no país.
A maconha recreativa foi legalizada no Canadá sob a Lei Cannabis, que está em vigor desde outubro de 2018. O Canadá é o segundo país do mundo a legalizar a maconha para uso recreativo em todo o país, depois do Uruguai.
No ano seguinte à legalização da Cannabis recreativa, as vendas de maconha atingiram cerca de US$ 908 milhões, com mais de 400 lojas de varejo disponíveis em todo o país. No entanto, as vendas de lojas on-line e lojas de varejo representaram apenas cerca de 15% da receita total em setembro de 2019, de acordo com um relatório da Statistics Canada divulgado em dezembro passado.
"As vendas on-line representaram 13,3% do total das vendas de lojas de Cannabis desde a legalização", enquanto "o comércio direto ao consumidor de atacadistas, incluindo as vendas no varejo de lojas de Cannabis de capital aberto, classificadas como atacadistas, representou um total de 1,9% do varejo de Cannabis desde outubro de 2018 ", afirma o relatório.
A maconha de origem legal foi declarada com preço médio de US$ 7,84 por grama, enquanto fontes ilegais ofereceram em média US$ 4,36 por grama durante o último trimestre de 2019, de acordo com o Statistics Canada.
A forte concorrência levou três dos maiores produtores de Cannabis do Canadá (Canopy Growth, Tilray e Aurora) a introduzir produtos de maconha com preços mais baixos, oferecendo igual, se não melhor, valor pelo dinheiro.
A Twd., marca de valor da Canopy, está oferecendo um produto de 30 gramas em abril chamado "Twd. 28", que custará US$ 4 por grama, com um nível de potência de THC (tetrahidrocanabinol) de 13 a 25%, informa a CNBC.
"Tudo isso é projetado para atrair consumidores do mercado ilícito e entrar em canais legais", disse à CNBC Adam Greenblatt, chefe de desenvolvimento de negócios da Canopy.
Ele acrescentou: "Ele está lá para fornecer mais variedade e mais valor agregado para amadurecer idealmente o mercado. A maconha de baixo custo atrai compradores em massa, pessoas do lado ilícito que comprariam sua maconha por onça (unidade de medida usada no Canadá, que equivale a quase 28,5 gramas). Pessoas que compram maconha pela onça tem sido mais difícil de converter. "
A Tilray, um dos maiores produtores mundiais de maconha medicinal premium, está lançando uma "marca de maconha sem frescura" conhecida como "The Batch". Ela será oferecida em três tamanhos, sete gramas sendo o maior e uma contagem de THC de 10 a 15,9%.
"The Batch é uma nova marca de maconha sem frescuras, focada no fornecimento de flores e pré-rolos de maconha de qualidade a preços competitivos", disse à CNBC a diretora de marketing da Tilray, Adine Fabiani-Carter.
"Esperamos que nosso novo formato de produto e ofertas aumentem a receita e a lucratividade a longo prazo", acrescentou o executivo.
A Aurora também apresentará sua marca de valor "Daily Special", com um nível de THC de 15 a 21%. Ele estará disponível em três tamanhos, sendo 15 gramas o maior.
O uso e porte de maconha é ilegal nos EUA sob jurisdição federal, mas a lei varia no nível estadual. Seu uso (seja recreativo ou médico) é legal em alguns estados do país.
Uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center em novembro passado mostrou que a maioria dos americanos apoia a legalização da maconha. A pesquisa mostrou que 91% dos americanos são a favor da maconha legal para uso medicinal ou recreativo (59% desejam que ambos os usos sejam legalizados), enquanto 32% apoiariam a legalização apenas para uso medicinal.
Mais da metade dos adultos norte-americanos (52%) se opuseram à legalização da maconha em 2010, mas em 2019 esse número caiu significativamente em 32%.