Médicos prescritores de cannabis: a importância da capacitação

Segundo a última atualização, o número de médicos prescritores no Brasil já ultrapassa os 10 mil profissionais. E a média é de cerca de 700 novos, todos os meses

Publicada em 08/03/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dado este que já está defasado, existem no Brasil cerca de 2.100 médicos prescritores de cannabis, o equivalente a 0,5% dos 550 mil profissionais inscritos no Conselho Federal de Medicina (CFM) do país. Entretanto, segundo relatório da empresa de inteligência de dados Kaya Mind, esse número já aumentou consideravelmente desde de sua última publicação. 

Para a empresa, o número hoje passa dos 10 mil médicos prescritores e cerca de 700 novos profissionais foram capacitados todos os meses, somente em 2022. Isto é, o setor ainda oferece uma grande oportunidade e, ficar de fora desse mercado, não parece ser mais uma opção. 

“Dividindo por região, o estado que concentra o maior número de prescrições é São Paulo, com 41% do número total, seguido do Rio de Janeiro com 19%, e na sequência Minas Gerais com 7%”, destaca a empresa.

Pensando nisso, o Sechat Academy, braço educacional da plataforma de negócios e conhecimento Sechat, oferece um curso imersivo em prescrição de canabinoides na prática clínica voltados para médicos que desejam, através de metodologia ativa (learn by doing e problem based learning), atualizar seus conhecimentos na área ou se aperfeiçoar na prescrição dos derivados da planta cannabis. 

Principais especialidades de médicos prescritores de cannabis   

Conforme a Kaya Mind, “considerando as informações disponíveis até 2019, as prescrições realizadas por médicos da neurologia somaram 1.814. Já 941 receitas foram por parte da psiquiatria, e neuropediatria, ficou em terceiro lugar, com 367”.


É possível encontrar também, na lista dos médicos que prescreveram canabidiol ou outros fitocanabinoides da cannabis em 2019, outras especialidades como  neurocirurgia, cirurgia geral, radiologia, clínica médica, ortopedia, nutrologia, dentre outras. O que demonstra que qualquer área de atuação pode prescrever essa alternativa fitoterápica para seus pacientes. 

Para o professor do curso de capacitação da Sechat Academy e diretor científico do portal, Dr. Pedro Pierro “a interação entre a classe médica, paciente e ciência é, possivelmente, a principal causa do aumento do número de prescritores no Brasil. Por isso, capacitar novos profissionais é mais que uma motivação, é uma missão”, ressalta o neurocirurgião que revela não ter aprendido na universidade nada sobre o Sistema Endocanabinoide (SEC). 

Outros professores como Drª. Renata Monteiro, farmacêutica e diretora científica do Instituto Jurema, Dr. Wilson da Silva Lessa Jr., psiquiatra e professor da Universidade Federal de Roraima e Dr. Luiz Marcelo Pierro, hematologista pela Faculdade de Medicina do ABC, mestre em gestão em sistema de saúde na Universidade de Georgetown (EUA) e docente nas disciplinas de propedêutica, saúde coletiva e especialidades clínicas e cirúrgicas no curso de medicina da Universidade Nove de Julho, também fazem parte do corpo de professores do curso. 

As inscrições da segunda turma já estão abertas e os profissionais médicos interessados devem acessar o site www.sechatacademy.com.br. Não perca a oportunidade de aprender sobre o uso medicinal da cannabis e suas aplicações práticas. 

Serviço

> Data: 15 de abril de 2022 – Das 8h30 às 18h

> Local: Av. Pres. Juscelino Kubitchcek, 1600 – Itaim Bibi

> São Paulo – SP

Para mais informações:

(11) 99431-0221