A cannabis no segmento veterinário, uma revolução na saúde e cuidados com animais

O uso medicinal da planta e a suplementação com produtos naturais representam uma nova era na medicina veterinária

Publicada em 23/05/2024

capa

O setor veterinário está passando por uma revolução impulsionada pelo uso medicinal da cannabis. Essa tendência crescente tem mostrado resultados promissores em termos de bem-estar e longevidade para animais de estimação, como cães e gatos, quando são diagnosticados com doenças como câncer, epilepsia, reumatismo e dores crônicas.

 

Além disso, a suplementação com produtos naturais está ganhando destaque como uma abordagem complementar para promover a saúde integral dos pets.

 

Esses temas foram abordados por especialistas da área, durante o primeiro de palestras do Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte.

 

“Os caminhos regulatórios ainda estão muito incertos, mas saúde não espera debate, quando temos uma vida que precisa de cuidados, temos que agir, ainda que seja sem o amparo de medidas regulatórias implementadas”, pontua Leandro Luize.

 

Aplicações terapêuticas da cannabis veterinária

 

Os derivados da cannabis têm uma ampla gama de aplicações terapêuticas em animais para tratamento de dores crônicas, convulsões, traumas e ansiedade. Isso se explica, pois o sistema endocanabinoide que se conecta aos compostos químicos da planta, provocando o equilíbrio das funções fisiológicas e neurais do organismo, também está presente em muitas espécies de animais.

 

“É preciso sensibilização para que os médicos veterinários entendam a planta e seus efeitos no organismo. Eu optei por não tratar meu animais com medicação convencional, mas como conhecedora da cannabis eu pude auxiliar os veterinários a como fazer o tratamento. Porém, é preciso entender que a cannabis não é panaceia e nem para todos, por isso, estudar é urgente e está diretamente relacionado ao resultado que esperamos", esclarece Dra Margareth Akemi, farmacêutica especializada em cannabis medicinal.

 

A importância da suplementação natural

 

A saúde e o bem-estar de animais de estimação, são prioridades para muitos tutores e a busca por alternativas naturais e seguras têm ganhado destaque. 

 

Recentemente, a suplementação com produtos naturais, incluindo derivados da cannabis como o canabidiol (CBD), têm se mostrado uma solução eficaz para promover a longevidade e melhorar a qualidade de vida de cães e gatos. Segundo estudos, a suplementação natural pode contribuir para um sistema imunológico mais robusto, melhorar a digestão, promover uma pelagem saudável e até mesmo aumentar a expectativa de vida dos pets. 

 

“A importância da suplementação é para manter e superar a expectativa de vida dos animais. É uma prevenção. Quanto antes for detectado a deficiência dos animais, mais eficiente será a suplementação”, pontua Rita Netto, engenheira de alimentos.