Após tratamento com cannabis, mãe de criança com autismo severo e epilepsia celebra: "Hoje choro de alegria ao vê-lo bem"
Ramon de apenas 4 anos é assistido gratuitamente por Clínica pública de cannabis medicinal em Ribeirão Pires
Publicada em 24/04/2025

Paciente em frente a clínica pública de cannabis medicinal em Ribeirão Pires (SP) mostrando um frasco de óleo de cannabis Imagem: Assessoria de Turismo Ribeirão Pires
Ramon Tanaka, de 4 anos, é um dos 56 pacientes já atendidos pela clínica pública de cannabis medicinal em Ribeirão Pires (SP). O menino utiliza o óleo de cannabis para tratar sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 e epilepsia.
No sábado (19), a clínica — uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Pires e a Associação Flor da Vida — completa seu primeiro mês de funcionamento. Além dos pacientes já selecionados, outras 81 pessoas realizaram o cadastro e aguardam avaliação. A prioridade é para moradores em situação de maior vulnerabilidade social.
Há cerca de 20 dias, Ramon iniciou o tratamento com o óleo de cannabis fornecido pela Associação Flor da Vida. A evolução foi rápida:
“A gente já vê uma mudança significativa. Ele está mais concentrado, os terapeutas da escola dizem que parece outra criança. Algumas crises são muito mais rápidas. Hoje, choro de alegria por ver ele bem”, completou a mãe.
Diagnóstico precoce e a luta pelo tratamento com cannabis
Paula Tanaka, mãe de Ramon, relata que os sinais do autismo surgiram ainda na infância. Com o diagnóstico confirmado, ela deixou o trabalho para se dedicar integralmente ao filho.
“Desde o começo foi um processo doloroso. O valor do frasco do medicamento era muito alto e sempre foi uma luta muito grande. Através da tia do Ramon, conheci a clínica que mudou a minha vida”, afirmou Paula.
Como é Dra?
Parceira do Portal Sechat, a médica de saúde da família, Dra. Alice Poltosi explica como a cannabis pode auxiliar nos sintomas do autismo:
Funcionamento da Clínica
A unidade funciona no Centro Ibrahim Alves de Lima — ao lado da Fábrica de Sal — em um espaço cedido pela Prefeitura à Associação Flor da Vida. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Pacientes com prescrição médica passam por avaliações psicológicas, sociais e clínicas antes da aprovação do tratamento. Os quadros atendidos incluem, TEA, Parkinson, Fibromialgia, Epilepsia e Alzheimer.
Com informações de Turismo Ribeirão Pires