Caixão biodegradável feito de cogumelos é alternativa sustentável

Uma start-up holandesa, Loop Biotech, desenvolveu uma alternativa sustentável aos caixões de madeira convencionais.

Publicada em 26/05/2023

capa

Por Redação Sechat

.

O caixão biodegradável feito de cogumelos, conhecido como Loop Living Cocoon, é uma alternativa sustentável aos caixões de madeira tradicionais. Desenvolvido pela start-up holandesa Loop Biotech, ele é composto por micélio (os filamentos vegetativos dos fungos) e cânhamo, uma fibra têxtil.

.

Ao contrário dos caixões de madeira, que levam décadas para crescer e anos para se decompor, o caixão de cogumelos é totalmente biodegradável e retorna à terra em um período entre 30 e 45 dias. O micélio possui propriedades únicas de eliminação de materiais orgânicos, liberando nutrientes no solo para as plantas e, posteriormente, para os animais.

.

A ideia de desenvolver esse tipo de caixão surgiu do fundador da Loop Biotech, Bob Hendrikx, que estudou a natureza, em particular os cogumelos, e conheceu seu potencial como recicladores. Ele acreditou que os cogumelos poderiam fazer parte do ciclo completo da vida e decidiu cultivar um caixão feito de cogumelos.

.

Além dos caixões, a empresa também oferece uma urna biodegradável para cremação. Essa alternativa pode ser enterrada com um broto no topo, de modo que, à medida que a urna se decompõe, uma árvore possa crescer. O preço de cada caixão é de 995 euros, enquanto as urnas custam 196,80 euros.

.

A Loop Biotech vê essa solução como uma maneira de permitir que as pessoas experimentem o ciclo completo da vida. A empresa acredita que isso enriquece a vida mesmo após a morte, permitindo que os indivíduos continuem a prosperar como uma nova planta ou árvore, e cria uma nova narrativa em que podemos fazer parte de algo maior do que nós mesmos.

.

A caixa biodegradável de cogumelos representa um passo inovador na busca por alternativas econômicas na indústria funerária, proporcionando uma maneira única de completar o ciclo da vida com respeito e preservação ao meio ambiente. Uma ideia que pode mudar o mercado funeral.