Cannabis pode ajudar no desmame de pacientes polimedicados
O tema foi debatido no módulo Odonto Cannabis na 3ª edição do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, em São Paulo
Publicada em 09/09/2024
Imagem: Arquivo Sechat
A cirurgiã dentista Cynthia de Carlo destacou o papel essencial dos medicamentos à base de cannabis no desmame de pacientes polimedicados, que, em muitos casos, chegam ao consultório utilizando diversos tratamentos convencionais. "Muitos pacientes chegam ao consultório já polimedicados. Após o início do tratamento com cannabis, começa o desmame dos outros medicamentos", explicou.
A especialista também ressaltou a integração entre o uso da cannabis e o tratamento odontológico completo. Segundo ela, a odontologia integrativa, que considera corpo, alma e mente, tem obtido resultados expressivos com a terapia canabinoide, beneficiando a saúde bucal e melhorando a qualidade de vida dos pacientes ao aliviar dores, ansiedade, insônia, cefaleia e inflamações periodontais.
Veja o vídeo:
Odonto Cannabis
Cynthia foi uma das palestrantes do módulo Odonto Cannabis da 3ª edição do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, realizado em maio de 2024, em São Paulo. Os profissionais da área da saúde tiveram a oportunidade de participar de um espaço exclusivo para troca de informações. Para os dentistas, o módulo trouxe avanços importantes no uso da cannabis no tratamento de patologias odontológicas.
"Esse espaço voltado para a classe odontológica fortalece o conhecimento dos benefícios do uso da cannabis entre nós, dentistas. Além disso, é uma oportunidade para capacitar novos colegas, permitindo que aprendam essa nova terapêutica como um coadjuvante no tratamento, auxiliando nossos pacientes", afirmou Cynthia que também integrou o comitê científico do CBCM, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos apresentados nos dois primeiros dias do evento.