Ceará promove III Seminário sobre uso de Canabidiol no TEA com foco em evidências científicas
Evento acontecerá no dia 31 de julho, em Fortaleza, e abordará inovações terapêuticas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista com CBD
Publicada em 23/07/2025

Seminário acontece no dia 31 de julho, das 8h às 12h30 na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Imagem: Canva Pro
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará, no dia 31 de julho, das 8h às 12h30, o III Seminário sobre o uso de Canabidiol no TEA, com o tema “Inovações Terapêuticas e Evidências Científicas”. O evento será presencial e ocorrerá no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi, em Fortaleza.
O objetivo do seminário é promover a disseminação de informações científicas e acessíveis sobre o uso do Canabidiol (CBD) no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta também visa fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, enfrentando a desinformação sobre o tema.
O evento reunirá pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e familiares de pessoas com autismo, com foco na discussão dos avanços e desafios relacionados ao uso da cannabis medicinal, com base em evidências pré-clínicas, clínicas e observacionais.
Além de Fortaleza, o III Seminário sobre o uso de Canabidiol no TEA também acontecerá nas cidades de Redenção, Crateús e Cariri ao longo do mês de agosto, ampliando o alcance das discussões sobre o uso terapêutico do canabidiol no contexto do autismo.
Clique aqui para realizar sua inscrição.
Pesquisa financiada pelo CNPq e Ministério da Saúde
O encontro integra as ações de divulgação da pesquisa “Evidências para o cuidado em saúde de qualidade: revisão sistemática com metanálise sobre o Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista”, selecionada pelo CNPq para financiamento por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS), da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, do Ministério da Saúde.
A organização do evento é realizada pelos projetos de extensão Conexão TEA e Cannabis Medicinal e UniTEA, pelo Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia (Genit) e pelo Laboratório de Neurociência e Inovação Translacional (Lanit), coordenados pelo professor Gislei Aragão, da Uece.
Serviço:
Data: quarta-feira, 31 de julho de 2025;
Horário: das 8h às 12h30;
Local: Auditório Paulo Petrola – Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Itaperi, Fortaleza (CE);
Inscrições: gratuitas clicando neste link.