Como importar produtos de cannabis

O Portal Sechat falou com a Courier Brasil Express para tirar as principais dúvidas dos pacientes em relação à importação de medicamentos

Publicada em 10/01/2025

capa

Imagem: Canva Pro

A RDC 660 permite a importação de medicamentos à base de cannabis mediante prescrição médica e autorização da Anvisa, em um processo considerado relativamente simples. No entanto, a logística necessária para que o medicamento chegue até a porta do paciente apresenta desafios bem mais complexos.

De acordo com o site da Anvisa, a importação pode ser feita das seguintes formas: "Remessa Expressa; Licenciamento de Importação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex); ou Bagagem acompanhada." No mesmo trecho, logo abaixo, a informação é complementada com a mensagem "A remessa postal (Correios) está proibida pela legislação." Por isso, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados para garantir a importação do seu produto com segurança e agilidade. A Courier Brasil Express, autorizada pelo governo a operar na modalidade Remessa Expressa, é uma empresa referência na importação de produtos à base de cannabis. Segundo Tadeu Coelho, gerente comercial da empresa, o medicamento pode ser entregue num prazo de 12 a 15 dias apenas.

A Courier Brasil Express, uma das principais empresas especializadas na importação de produtos de cannabis, detalha os passos necessários para realizar a importação de medicamentos. De acordo com Tadeu Coelho, para a importação ser realizada corretamente, é preciso enviar a receita médica, autorização de importação da Anvisa, comprovante de endereço e documento com foto.

A empresa também destaca que a isenção de Imposto de Importação se aplica a medicamentos importados por pessoa física, com valor de até US$ 10 mil. “A Courier Brasil Express cuida de todo o processo, desde a coleta na origem até a entrega na porta do paciente”, explica Coelho. A empresa é responsável por todas as etapas, incluindo embarque internacional, desembaraço aduaneiro junto à Receita Federal e Anvisa.

Redes de parceiros e agilidade no processo de importação

 

A Courier Brasil Express trabalha com parceiros estratégicos nos EUA, que conta com voos diários, Colômbia, Uruguai, Paraguai, China, além da Europa, via Lisboa e Hamburgo. Essas parcerias garantem que o processo de importação seja mais eficiente e que o paciente receba seu medicamento com maior agilidade.

Com a crescente demanda por produtos de cannabis, a empresa se especializou nesse mercado, cumprindo todas as exigências da RDC 660 da Anvisa. “A agilidade no envio e a garantia de que todas as fases de desembaraço sejam cumpridas com a Receita Federal e Anvisa são alguns dos diferenciais da Courier Brasil Express”, afirma Coelho.

A empresa também realiza importação de medicamentos em geral e garante a entrega rápida de medicações ou formulações que não estão disponíveis no mercado brasileiro. Para medicamentos de cannabis, o prazo de entrega pode variar de 12 a 15 dias, dependendo do endereço do paciente. Já medicamentos em geral, o tempo médio de entrega é de 7 dias.

Acesse o site da Courier Brasil Express para saber mais.