Como varejistas de cannabis estão moldando estoques para atender às demandas dos consumidores até 2025

As preferências do consumidor estão moldando o futuro do mercado de cannabis, com foco em conveniência, bem-estar e inovação em produtos

Publicada em 14/01/2025

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Imagem: Canva Pro

Qualquer bom varejista – independentemente do setor – leva em consideração as preferências do consumidor ao tomar decisões comerciais, como destaca Brendan McKee, cofundador e diretor de operações da operadora multiestadual de maconha Silver Therapeutics, sediado em Boston, em coluna no MJBizDaily, que você confere abaixo.

As vendas regulamentadas de maconha deverão atingir US$ 58 bilhões até 2030, segundo o MJBiz Factbook. E, com isso, as preferências dos consumidores em 2025 serão essenciais para moldar as ofertas de produtos e estoques dos varejistas.

O crescente interesse em diversas categorias de produtos ressalta a importância de estoques que antecipam mudanças na demanda do consumidor.

 

Principais tendências no consumo de cannabis

 

Pré-inscritos e flores pré-moídas

 

Entre junho de 2023 e junho de 2024, os pré-inscritos registraram o maior aumento na receita de vendas, crescendo 11,9% no período. O apelo a esses produtos é de conveniência e os consumidores apreciam uma ampla variedade de potências disponíveis.

Da mesma forma, flores pré-moídas em embalagens maiores, como bolsas de meia onça e uma onça, também estão em alta. Em muitas lojas, os pré-inscritos e flores combinadas representam entre 50% e 60% das vendas totais. Esses produtos oferecem flexibilidade e facilidade, atraindo uma base de consumidores diversificada.


Vaporizadores

 

Os vaporizadores, ou vapes, estão crescendo em popularidade, principalmente por oferecerem uma maneira rápida e discreta de consumir cannabis. Em 2023, o mercado de vapes de cannabis foi avaliado em US$ 5 bilhões, segundo a Global Market Insights.

Com preços acessíveis, como os carrinhos que custam apenas US$ 25 por grama em Massachusetts, os vapes oferecem aos consumidores uma opção econômica e rigorosa. Na Silver Therapeutics, os vapes representam entre 20% e 25% das vendas.

 

Comestíveis

 

Os comestíveis de cannabis, especialmente gomas, continuam a ser uma das categorias mais populares. As gomas, que oferecem variedade de sabores e flexibilidade, superam outras opções, como chocolates com infusão, que estão em declínio ao aumento do preço do cacau.

Em média, os comestíveis representam 18% das vendas de cannabis no varejo, e as gomas continuam a liderar essa categoria.

 

Bebidas de cannabis

 

O mercado global de bebidas de cannabis foi avaliado em US$ 1,2 bilhão em 2023, com um crescimento anual previsto de 19,2% até 2030, de acordo com a Grand View Research . Para o consumidor das gerações Y e Z, as bebidas com infusão de cannabis surgem como uma alternativa saudável ao álcool, atraindo aqueles que buscam relaxamento de forma mais discreta.

 

Produtos para relaxamento e sono

 

Com o aumento do estresse global, a demanda por produtos que promovam bem-estar, como aqueles formulados para melhorar o sono e tratar a ansiedade, cresceu consideravelmente. Esse segmento responde às necessidades de um público que busca ruptura para as dificuldades da vida moderna.

 

Como varejistas podem proteger estoques com dados

 

Para atender às preferências dos consumidores e garantir um bom lucro, os varejistas de cannabis estão utilizando dados de plataformas como a Canold e a Dutchie. Essas ferramentas fornecem insights importantes sobre as tendências de consumo em diferentes regiões, permitindo que os varejistas ajustem seus estoques de maneira estratégica.

Na Silver Therapeutics, manter entre 200 e 250 SKUs (unidades de manutenção de estoque) provou ser o número ideal para oferecer variedade sem perder o controle do inventário. Além disso, coletar feedback direto dos clientes e compradores é crucial para garantir que as novas ofertas de produtos estejam alinhadas com as preferências locais.