Ease Labs adquire integralmente a Plena Colômbia; grupo se torna gigante do setor de cannabis na América Latina
Com a aquisição, a empresa expande sua capacidade produtiva e fortalece sua presença internacional no setor de saúde e bem-estar
Publicada em 16/09/2024
Imagem divulgação | Arquivo Ease Labs
A Ease Labs, uma das principais farmacêuticas de Cannabis medicinal no Brasil, anunciou a compra integral da Plena Colômbia, dedicada ao cultivo e extração de Cannabis para o setor de saúde. Segundo a empresa, a transação consolida o maior grupo de cannabis na América Latina. A aquisição foi viabilizada por uma rodada de investimentos que captou 40 milhões de reais, liderada pelo Itaú BBA e com a participação de outros fundos.
No primeiro semestre de 2024, a Ease Labs expandiu suas operações e aumentou as vendas com uma estratégia centrada em aquisição, capilaridade e fortalecimento da capacidade produtiva. Agora, a aquisição da Plena Colômbia marca um avanço na busca pela eficiência operacional, redução de custos e independência na cadeia de suprimentos.
"A aquisição da Plena Global representa um marco importante na estratégia da Companhia de aumentar sua eficiência operacional, reduzindo custos, expandindo sua rentabilidade e gerando maior segurança e independência na cadeia de suprimentos para suportar o agressivo crescimento na geração de demanda e vendas. O Grupo Ease Labs passa a ser o primeiro grupo brasileiro, deste setor, integralmente verticalizado e a maior empresa da América Latina", revela Guilherme Franco, Co-CEO de Competitividade e Desenvolvimento Científico da Ease Labs.
A Plena Colômbia se destaca pela qualidade de seus processos e certificações farmacêuticas, como "Control Union CUMCS GACP IMC", "TGO93" e conformidade com as normas EUGMP (European Good Manufacture Practices). Com uma estrutura produtiva que abrange 290 mil metros quadrados e 510 variedades de plantas de Cannabis, a aquisição permitirá à Ease Labs incorporar novas combinações de canabinoides em seus produtos.
"Estamos honrados em concluir a operação e fazermos parte agora do Grupo Ease Labs, pela sua capacidade de gestão e crescimento de mercado já consolidado. Depois de uma decisão dos antigos acionistas da companhia em encerrar as operações, a Ease Labs demonstrou ser uma das únicas empresas globalmente que poderia aproveitar de forma eficiente a tecnologia desenvolvida, os valores gerados e o posicionamento estratégico da Plena no continente”, diz Maurício Krausz, CEO da Plena.
A compra também fortalece a cadeia de suprimentos do grupo, assegurando um fornecimento contínuo e a abertura de novas oportunidades de crescimento. "Os últimos movimentos percebidos no mercado da Cannabis vêm demonstrando, cada vez mais, a necessidade de manter uma cadeia de suprimentos robusta e própria, que viabilize a realização de estudos clínicos nos produtos acabados, que permita manter a competitividade no longo prazo e o desenvolvimento de valores únicos", explica Gustavo Palhares, Co-CEO de Negócios e Relações Institucionais da Ease Labs.
Em julho de 2024, a Ease Labs alcançou o 2º lugar no market share de produtos à base de canabidiol isolado no Brasil, com uma participação de 10,52%, de acordo com dados da Close Up, que analisou os últimos 12 meses referete à julho de 2024. O crescimento da empresa foi de 93,5% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. "Nossa meta é assumir a liderança do mercado nacional até o final de 2025, e com as iniciativas em andamento, incluindo esta aquisição, estamos cada vez mais perto de alcançar esse objetivo", afirma Palhares.