Especialista destaca importância de democratizar o conhecimento sobre a cannabis terapêutica

Sandra Lorena Florez Guzman reforça a necessidade de rigor científico no uso da cannabis medicinal, alinhando avanços terapêuticos com políticas públicas

Publicada em 08/01/2025

capa

Imagem: Canva Pro

A psiquiatra e especialista em políticas públicas, Sandra Lorena Florez Guzman, destacou durante a 3ª edição da Medical Cannabis Fair a importância de democratizar o conhecimento sobre cannabis e seu uso terapêutico. Segundo Guzman, a responsabilidade ética do setor médico e farmacêutico é fomentar o acesso à informação, sempre com rigor científico.

"É necessário promover o fomento de pesquisas, zelando pela rigorosidade e pelo rigor científico, para que essas descobertas possam ser aproveitadas da melhor forma possível," comentou a especialista.

O evento, realizado em 2024, reuniu especialistas, empresas, pesquisadores e profissionais da saúde para debater os avanços científicos e as inovações no setor de cannabis medicinal. Para Guzman, espaços como a Medical Cannabis Fair são essenciais para difundir conhecimentos e romper paradigmas.

"Este evento contribui para difundir o conhecimento científico e revalidar uma tradição milenar entre os povos originários, além de romper com paradigmas que têm limitado descobertas científicas. As plantas, incluindo a cannabis, oferecem oportunidades tanto no âmbito terapêutico quanto nas economias sustentáveis de nossos povos," afirmou Sandra

Durante a feira, que contou com 56 estandes, 90 marcas expositoras e mais de 4.200 visitantes, Sandra atualizou seus conhecimentos sobre os avanços terapêuticos da cannabis medicinal. Ela também explorou como os laboratórios estão se apropriando dessas descobertas para produzir produtos que beneficiam pacientes refratários a terapias convencionais.

 

Confira a entrevista com a  psiquiatria e especialista em políticas públicas:

 

 

A Medical Cannabis Fair 2025, marcada para ocorrer em São Paulo de 22 a 24 de maio, promete ser um marco no avanço da cannabis medicinal e do cânhamo industrial na América Latina. A 4ª edição já conta com expositores confirmados, como Abrace Esperança, Uruguai XXI, , Memphis Courier, entre outros.

 

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial da feira: Medical Cannabis Fair.