Healthtech quer democratizar acesso a sementes de cannabis com genética superior
Founder do Marketplace Netseeds participa do Congresso de Cannabis Medicinal em painel sobre oportunidades com o desenvolvimento de genéticas brasileiras
Publicada em 22/05/2024

A Netseeds, expositora do segmento de genética de plantas na Medical Cannabis Fair 2024, tem como objetivo ampliar o acesso à planta para quem busca tratamento. A principal feira profissional e científica da América Latina sobre o tema acontece dia 23, 24 e 25 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista.

A empresa participa pela primeira vez da feira levantando a bandeira do autocultivo legalmente autorizado para fins terapêuticos e medicinais. Para isso a healthtech investe na disseminação e democratização de cultivares com genética moderna, com altas concentrações de canabinoides, por meio de parcerias com alguns dos principais bancos de sementes dos Estados Unidos, Espanha e Holanda.
“Os tratamentos não precisam ser caros e nem se restringir às companhias farmacêuticas e extratos importados. O melhoramento genético simplificou o cultivo legalmente autorizado em casa ou pelas associações de pacientes, criando sementes feminizadas e automáticas, plantas resistentes, robustas, produtividade elevada e com teores mais altos de substâncias para extrações”, explica o fundador e CEO da Netseeds, Luiz Borsato.
Segundo Borsato, investir na participação em uma feira cientifica reforça o lema da companhia ‘Cultivar é para todos'. “Acreditamos que o conhecimento é a base para a liberdade de escolhas e que o autocultivo é uma excelente opção. Por isso fizemos questão de estar também em uma feira que reúne especialistas em saúde e players do mercado canábico nacional e internacional para defender uma alternativa segura de acesso ao tratamento com cannabis”, completa o empresário.
Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal
Borsato será um dos palestrantes participantes do painel “Como o desenvolvimento das genéticas brasileiras estão gerando oportunidades de crescimento”, que acontece no dia 24 de maio, a partir de 16h, dentro da programação do evento, que é realizado paralelamente à feira.
“Nós estamos na linha de frente com os cultivadores e sentimos a demanda por materiais com genética superior e cultivares ricas em novos canabinoides. E como estamos conectados com os bancos de germoplasma dos principais centros do mundo, sabemos da importância da pesquisa sobre genéticas brasileiras para não sermos apenas consumidores de tecnologia neste mercado global", avalia Borsato.
Também compõem o painel Daniela Bitencourt, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Paulo Jordão Cerqueira Fortes, professor da Universidade Federal do Piauí, onde dirige o Núcleo de Pesquisa em Cannabis (Agrocann). A mediação será de Sérgio Barbosa, Engenheiro Agrônomo, cofundador e membro do Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa (CNPq) e fundador da startup ADWA.
Netseeds
A Netseeds é uma healthtech, com sede em Barcelona, na Espanha, que opera como um marketplace de sementes de cannabis de alta tecnologia. Sua missão é simplificar e democratizar o acesso às genéticas de qualidade sem deixar de oferecer experiências únicas de cultivo com base em qualidade, inovação e compromisso com a saúde.