Importância da cannabis e saúde bucal no combate a doenças orais
Módulo Odonto Cannabis traz especialistas para debater o uso da planta em tratamentos odontológicos
Publicada em 28/05/2024

A falta de cuidado com a higiene e a saúde bucal são grandes causadores de desconforto nos pacientes odontológicos. Pensando nisso, o módulo Odonto Cannabis propôs ao Congresso da Cannabis Medicinal, três palestras do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal com foco no combate a doenças.
Durante a primeira sessão, Cláudia Tambelli trouxe à tona informações importantes quanto a eficácia da cannabis para tratamento da dor. Segundo a dentista, o THC é o canabinoide mais eficaz, sendo indicado o uso do óleo Full Spectrum ou com uma maior concentração de THC. "Hoje temos prescritores de um produto à base da cannabis e não da terapia canabinoide como um todo. Precisamos capacitar os dentistas a fim de melhor atender os pacientes", afirma Cláudia.
A fala da dentista membra do grupo de trabalho em Canabinoides do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP) ainda foi pautada na importância da cannabis para tratar o bruxismo e o controle do sono. "A cannabis é a melhor uma esperança para a regulação dos distúrbios do sono. Promovendo uma aumento na melatonina e serotonina, uma redução da Hipocretina, fatores que contribuem para a melhora do sono.
Por fim, Cláudia ressaltou a necessidade em combinar cannabis e outros fármacos. "Aliar canabidiol e dipirona pode aumenta muito a eficácia dos fitocanabinoides. A cannabis é uma terapia coadjuvante e deve vir aliada a outros produtos".
Cannabis como anti-inflamatório
Durante sua mesa, Guilherme Martins, Membro da Associação Panamericana de Medicina Canabinoide (AMPC), palestrou sobre a utilização da cannabis no combate às inflamações. "Toda inflamação crônica leva o paciente a ter problemas sistêmicos, que leva o paciente a ter doenças degenerativas. Precisamos entender o individuo como um todo, atuando desde o inicio do seu tratamento, modulando os anti-inflamatórios e antibacterianos humanos. Esse tratamento pode e deve ser feito com cannabis".
Junto a atuação anti-inflamatória, a cannabis auxilia na regulação de Anandamida, importante componente inibidor de doenças periodontais.
Guilherme também destacou o alto número de pesquisas sobre cannabis. Atualmente, no banco de estudos PubMed, existem 5.035 estudos sobre Clonazepam e Rivotril e 9.960 sobre cannabis. "Não podemos aceitar a falácia da 'não existência de estudos sobre a planta'", comentou o dentista.