Instituto Santa Planta busca promover acesso ao uso terapêutico da cannabis no Brasil

Comprometido com a transformação social, o Instituto Santa Planta busca mudar a mentalidade em relação ao cultivo e uso terapêutico da cannabis

Publicada em 04/05/2024

capa
WhatsApp Image 2024-05-03 at 15.59.34.jpeg
 Andrea Franco

O esforço do Instituto Santa Planta é para redefinir o olhar sobre a cannabis no Brasil. Em busca de ampliar e tornar acessível  o uso terapêutico da planta, o instituto desenvolve um trabalho de educação e conscientização sobre a terapia canabinoide. De acordo com a fisioterapeuta integrativa Andrea Franco, presidente do instituto, a organização está determinada a não apenas desafiar estigmas, mas também contribuir para a descriminalização da planta.

"Nós do Instituto Santa Planta (ISP), buscamos oferecer um cuidado multidisciplinar e integrativo visando proporcionar uma saúde acessível capaz de fazer a diferença para todos aqueles que necessitam de medicamentos à base de canabidiol. Nosso objetivo é garantir o acesso às terapias e aos cuidados necessários para o acompanhamento dos pacientes, assim como para seus familiares e demais envolvidos", afirma Franco.

Para o Instituto Santa Planta, o autocultivo é um direito fundamental de acesso à saúde. "Na nossa visão, a cannabis é um remédio muito antigo, com registros de uso que remontam a muitos anos antes de Cristo. 
Ao longo de várias gerações, nossos ancestrais já faziam uso dela, assim como de outras ervas, para efeitos de cura espiritual e física, aproveitando seus inúmeros benefícios terapêuticos", explica.

WhatsApp Image 2024-05-03 at 16.24.55 (1).jpeg
Instituto Santa Planta: unidade de Petrópolis | Foto: divulgação 

Ainda segundo ela, a conscientização é o caminho. "Nosso papel no autocultivo é conscientizar, educar e capacitar nossos associados, garantindo que o acesso à medicação seja feito de maneira adequada e responsável."

Essa abordagem holística e integrativa no cuidado da saúde é fundamental para o Instituto Santa Planta. "Acreditamos no conceito de Saúde Integrativa e Holística, fundamentado no olhar individualizado para cada ser humano, reconhecendo sua singularidade", destaca.

Com a participação confirmada na Medical Cannabis Fair 2024, o Instituto Santa Planta está pronto para destacar seu trabalho transformador. "Estamos entusiasmados com nossa participação. Consideramos este evento uma oportunidade única para trocar conhecimentos, conectar-nos com diversas abordagens terapêuticas da cannabis e fortalecer nossa rede de colaboração."



Veja o vídeo sobre o Instituto Santa Planta, aqui abaixo:

image.png
Clique aqui para seguir o Instituto Santa Planta