Exército dos EUA financia pesquisa com concreto de cânhamo

Desenvolvendo uma construção mais sustentável para o futuro

Publicada em 22/02/2024

capa
Compartilhe:

A revolução na construção civil está se tornando cada vez mais verde, e um passo significativo nessa direção foi dado com o recente investimento milionário concedido pelo Exército dos EUA. A Americhanvre Cast Hemp, sediada em Allentown, Pensilvânia, foi agraciada com uma doação de pesquisa e desenvolvimento no valor de US$ 1,9 milhão para explorar o potencial do concreto de cânhamo. Essa parceria tem como objetivo analisar os principais fatores de desempenho desse material revolucionário, incluindo sua resistência ao fogo, propriedades de isolamento e pegada de carbono.

O financiamento, proveniente do Programa de Pesquisa em Inovação para Pequenas Empresas (PPIPE) do Exército, tem um propósito claro, impulsionar tecnologias de construção ecologicamente corretas, reduzindo assim o consumo de combustíveis fósseis e materiais. Esta iniciativa, alinhada com as metas de adaptação climática do Departamento de Defesa dos EUA e da Estratégia Climática do Exército, destaca o compromisso das forças armadas em mitigar seu impacto ambiental.

Cameron McIntosh, cofundador da Americhanvre, expressou sua confiança de que este projeto avançará significativamente nos testes de materiais, facilitando a adoção em larga escala por parte dos construtores. Além disso, o programa PPIPE oferece uma oportunidade única para conectar o Exército com empresas inovadoras, abrindo caminho para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

A Americhanvre, licenciada exclusiva nos EUA do sistema Baumer Ereasy Spray Applied Hempcret, originário da França, liderará este ambicioso projeto. Desde sua introdução em 2021, o sistema Ereasy tem sido implementado em diversos projetos residenciais e comerciais nos EUA, demonstrando seu potencial para revolucionar a indústria da construção. 

 

ARMY-cam-mcintosh-1536x1025.jpg
Tecnologia Baumer Ereasy Spray Applied Hempcret

 

A pesquisa não se limitará apenas à Americhanvre. Colaboradores adicionais, como o Centro de Pesquisa Habitacional da Pensilvânia (CPHP) da Penn State University e a Hudson Carbon, desempenharão papéis fundamentais na realização de testes de resistência ao fogo, avaliação do ciclo de vida e contabilidade de carbono. Essa abordagem holística garantirá que o concreto de cânhamo não apenas atenda aos padrões de segurança e desempenho, mas também contribua positivamente para a redução das emissões de carbono.

À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, investimentos como este representam um passo significativo na transformação da indústria da construção. Com uma abordagem colaborativa e inovadora, o Exército dos EUA e empresas como a Americhanvre estão pavimentando o caminho para uma construção mais verde e resiliente.

 

Com informações de Hemp Today