Leonel Radde estreia na assembleia com projeto sobre cannabis

O intuito do PL é estimular a pesquisa e distribuição pelo SUS de medicamentos à base de cannabis no Rio Grande do Sul

Publicada em 22/02/2023

Leonel Radde estreia na assembleia com projeto sobre cannabis

Por redação Sechat

Em seu primeiro dia como deputado estadual, Leonel Radde (PT) protocolou quatro Projetos de Lei na Assembleia Legislativa. Um deles refere-se ao uso medicinal da cannabis, com o estímulo à pesquisa e a distribuição dos medicamentos à base da planta pelo SUS do Rio Grande do Sul.

Os derivados da planta vêm sendo amplamente utilizados, principalmente o canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), no tratamento de diversas patologias como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla (EM) e autismo.  

Outros Projetos de Lei, já que prevêem a pesquisa e distribuição dos medicamentos de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram aprovados em alguns estados brasileiros como São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Já Mato Grosso do Sul, Tocantins, Ceará, Sergipe, Roraima, Piauí e Maranhão aguardam tramitação ou decisão do governo do estado.  

Para Radde, que acompanha esta pauta há bastante tempo e tem conversado com associações e entidades que tratam do tema, além dos familiares de pacientes, crianças, adolescentes ou usuários adultos destes produtos:

“Penso que não podemos tolerar que o preconceito atrase ainda mais a ação do Estado no auxílio às pessoas que têm, comprovadamente, as vidas revertidas positivamente com o uso de medicamentos provenientes da maconha”, destacou.