Overdose de cannabis é possível?
Descubra o que dizem as evidências científicas, os riscos reais do consumo excessivo e como usar cannabis de forma responsável
Publicada em 14/08/2025

A verdade sobre overdose de cannabis e seus riscos reais | CanvaPro
Por décadas, a cannabis foi alvo de informações distorcidas, desde supostas mudanças drásticas de comportamento até a ideia de que seria possível morrer por excesso de consumo. Mas afinal, existe overdose de cannabis? A ciência diz que não.
Toda substância possui um ponto em que a dose pode se torna tóxica. Em 1988, um relatório da DEA revelou que, segundo o juiz Francis L. Young, a dose letal de cannabis seria praticamente impossível de alcançar, exigindo o consumo de cerca de 680 kg da planta — o equivalente a 20.000 a 40.000 cigarros de 0,9 gramas — em apenas 15 minutos.
Overdose de cannabis: nenhuma morte registrada
Não há registros de mortes diretamente causadas pela cannabis. Ainda assim, o uso irresponsável pode ser perigoso. Dirigir, operar máquinas ou praticar atividades de risco sob efeito da substância pode resultar em acidentes fatais.
A atenção deve ser redobrada com comestíveis de cannabis, já que a dosagem é mais difícil de controlar em um consumo contínuo, aumentando a chance de efeitos intensos.
Quando o consumo faz mal
A cannabis pode provocar efeitos adversos quando usada em excesso, como alterações cardíacas e de pressão arterial, náuseas, vômitos, ansiedade, confusão, paranoia e até alucinações.
Condições como alergias e síndrome de hiperêmese canabinoide (vômitos persistentes) também já foram relatadas, embora ainda pouco compreendidas.
Dependência é possível
O transtorno por uso de cannabis afeta cerca de 10% dos usuários, segundo estudos. Entre os sinais, estão ansiedade, irritabilidade, insônia e prejuízos na vida social ou profissional sem o consumo. Embora não se compare ao impacto de dependências químicas mais graves, o irresponsável e sem orientação médica pode comprometer a qualidade de vida.
Uso responsável é a chave
A cannabis é considerada sem registro de causa de morte, ainda nessa semana o presidente Donald Trump confirmou essa informação. Conhecer os efeitos, respeitar limites e evitar combinações com outras substâncias são passos essenciais para reduzir riscos e garantir uma relação mais segura com a planta.
Com informações de El Planteo.
Leia Mais
Riscos do uso adulto: é possível ter uma overdose ou morrer por causa da cannabis?