Riscos do uso adulto: é possível ter uma overdose ou morrer por causa da cannabis?
Embora o consumo de cannabis seja considerado mais seguro do que outras substâncias, existem riscos associados à saúde e ao vício que não devem ser ignorados
Publicada em 11/01/2025
Imagem: Canva Pro
Cada vez mais pessoas em todo o mundo utilizam cannabis para fins medicinal visando tratar condições como insônia, ansiedade, epilepsia, Parkinson, dores crônicas e outras. A legalização do uso adulto da também avança em alguns países, embora de forma mais lenta. Com a possibilidade do uso adulto, surgem algumas duvidas e medos.
A cannabis pode causar overdose?
Uma dúvida comum é se o aumento do consumo de cannabis pode levar à morte. A resposta é que, tecnicamente, é impossível ter uma overdose fatal de maconha. Uma overdose acontece quando o corpo recebe uma substância em quantidades que ele não consegue processar. Substâncias como álcool, opiáceos e metanfetaminas frequentemente causam overdoses, que podem ser fatais se não houver intervenção médica rápida.
No caso dos opioides, por exemplo, o uso em doses elevadas pode levar ao colapso do sistema respiratório. Em 2019, cerca de 71 milhões de pessoas morreram de overdose de drogas nos EUA, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nenhuma por cannabis. As complicações de saúde relacionadas ao consumo da planta tendem a ser mais lentas e acumulativas, diferentemente de uma típica overdose de drogas.
No entanto, o consumo de maconha misturada com tabaco aumenta o risco de doenças respiratórias. Além disso, fumar qualquer substância envolve substâncias inalares que podem prejudicar a saúde a longo prazo.
A cannabis pode matar
Embora o consumo de cannabis não cause overdose, existem riscos a longo prazo , especialmente se for fumada regularmente. Um dos principais riscos está relacionado aos danos ao sistema de proteção.
Estudos indicam que o tabagismo contemporâneo da cannabis pode aumentar o risco de câncer de pulmão. De acordo com o European Respiratory Journal, o risco aumenta 8% por ano de uso contínuo de cannabis.
O câncer de pulmão é a causa de 25% das mortes por câncer nos EUA, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de apenas 18,6%. O fumo de cannabis, portanto, pode aumentar o risco de mortalidade precoce.
Os impactos cancerígenos do fumo podem ser evitados com o uso de produtos comestíveis de cannabis. Contudo, o consumo de comestíveis pode levar a intoxicações graves, provocando ataques de pânico e um aumento nas hospitalizações.
Além dos problemas de saúde, o consumo de cannabis pode retardar os tempos de ocorrência, aumentando o risco de acidentes. Pessoas que operam máquinas ou dirigem veículos sob influência da substância são mais propensas a sofrer acidentes fatais.
A cannabis vicia?
Sim, a cannabis pode causar dependência. O vício não se limita apenas a drogas pesadas. Ele ocorre quando o consumo afeta características outros aspectos da vida, como relacionamentos, trabalho e finanças.
Sinais de dependência podem incluir priorização do consumo de cannabis em detrimento de necessidades básicas, como alimentação e contas, ou dedicar menos esforço à vida social e profissional.
Os sintomas de abstinência incluem sonolência, irritabilidade e confusão mental, especialmente quando o consumo é combinado com tabaco.
Embora o consumo de cannabis seja geralmente considerado mais seguro que os opiáceos e outras drogas, é importante estar ciente dos riscos de dependência e complicações de saúde. Usar cannabis com responsabilidade, evitar operar veículos sob influência e considerar métodos de consumo alternativos ao fumo podem ajudar a minimizar os danos.
Conteúdo publicado originalmente em El Planteo