Plataforma conecta experiência do paciente com avanços científicos na cannabis medicinal

Tecnologia transforma feedback de pacientes em dados para melhorar tratamentos e produtos da terapia canabinoide

Publicada em 11/12/2024

capa

Imagem Ilustrativa: IA

Uma nova plataforma global promete revolucionar o mercado de cannabis medicinal ao dar voz aos pacientes e transformar suas experiências em dados científicos qualificados (Real World Evidence- RWE). A iniciativa, que conta com o desenvolvimento de Joseph C. Chen, que fez parte do time de tecnólogos originários da Blackberry®, busca integrar ciência e prática para impulsionar a eficácia de tratamentos na medicina endocanabinoide no Brasil, na América Latina e no mundo.


Escutando o paciente para transformar a ciência  


O projeto tem como objetivo colocar o paciente no centro do ecossistema de cannabis medicinal. "A cannabis medicinal está ganhando aceitação em todo o mundo, mas o feedback do paciente  é limitado. Os médicos carecem de orientação baseada em evidências, os pacientes carecem de informações confiáveis e a indústria precisa de validação  de resultados. Estamos dando voz ao paciente e traduzindo suas experiências em informações que impulsionam a evolução da cannabis medicinal", explica Tiago Zamponi, General Manager Latam.


A partir do feedback dos pacientes, a tecnologia gera dados detalhados sobre a eficácia de formulações e cepas em condições específicas, como por exemplo dor crônica, insônia, ansiedade e outras. Essas informações são disponibilizadas exclusivamente para médicos prescritores e empresas, servindo como base para decisões mais assertivas. " O objetivo é sempre sugerir a melhor formulação para o tratamento indicado ao paciente com o objetivo de oferecer a melhor eficácia possível", ressalta Zamponi.


Um exemplo prático demonstra como a plataforma opera: imagine 100 pacientes com dor crônica utilizando uma formulação específica. Os dados coletados indicam que a eficácia foi de 60%, enquanto outros pacientes relataram efeitos adicionais, como melhora no sono. "A plataforma não faz prescrição, mas atua para oferecer ao médico e as empresas todas as informações necessárias para que eles tenham a segurança de prescrever e desenvolver a melhor formulação, sempre visando o benefício do paciente", reforça Zamponi.
 

Dados qualificados para aprimorar produtos e tratamentos  


Com subscrições que variam entre níveis A, B e C, a plataforma oferece acesso a dados que auxiliam tanto médicos quanto empresas na busca por melhores soluções terapêuticas.  A Empresa já atua em países como Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália e Israel.


Ciência como alicerce da cannabis medicinal  


"A cannabis sem base científica é apenas uma commodity. Quando aliada à ciência, revela todo o seu potencial terapêutico", destaca Zamponi. A plataforma reforça a importância de dados qualificados, que não apenas ajudam a melhorar os tratamentos, mas também elevam o padrão de desenvolvimento de produtos no setor.


Biblioteca interativa e inteligência para prescrições  


A plataforma inclui uma biblioteca com mais de 10 anos de estudos sobre diferentes formulações,  produtos, e cepas, oferecendo aos médicos e as empresas  um ponto de partida para prescrever e desenvolver nos produtos com maior segurança. Com exemplos práticos, como a eficácia de formulações em pacientes com dores específicas, ela visa facilitar decisões baseadas em evidências.



Impacto no ecossistema de cannabis medicinal  


A iniciativa é uma ponte entre as necessidades dos pacientes e os avanços científicos, proporcionando informações que beneficiam todos os agentes do setor. "Essa conexão transforma a experiência do paciente em insumo valioso para ciência, melhorando produtos e tratamentos e, em última instância, a qualidade de vida do paciente. Assim fazemos a informação circular para todos os envolvidos nesse ecossistema (produtores- empresas- médicos e pacientes.) Antes, a informação só seguia em uma direção (da semente ao paciente) e agora estamos fazendo a informação voltar do paciente para a semente fechando o ciclo da cannabis medicinal", conclui Zamponi.

O lançamento da Cardea está previsto para o início de 2025. Os interessados ​​já podem se cadastrar no site oficial. Clique aqui para se cadastrar.