Por que as empresas de cannabis devem se esforçar para criar um programa ESG eficaz?

Entenda a importância de adequar seu negócio às práticas de sustentabilidade social, governança corporativa e preocupações com o meio ambiente

Publicada em 17/12/2021

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Curadoria e edição Sechat, com informações de MJBizdaily Por Marc Ross

As prioridades de investimento sustentável conhecidas como ESG - abreviação de meio ambiente, social e governança corporativa - ocuparam o centro do palco neste outono na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em Glasgow, Escócia

O financiamento ESG tornou-se inextricavelmente vinculado ao desempenho das empresas nessas questões.

A mudança climática agora lidera a lista das questões ESG mais importantes, de acordo com uma pesquisa com investidores privados pela Associação de Empresas de Investimento, com 56% dizendo que isso é importante para eles.

O problema é seguido por:

  • Transparência e divulgação (51%).

  • Poluição (46%).

  • Direitos humanos (43%).

A pesquisa também descobriu que quase dois terços dos investidores privados (65%) consideram questões ESG ao investir, com uma diferença marcante entre investidores com menos de 45 anos (77%) e aqueles com 45 anos ou mais (61%).

O que tudo isso significa para a indústria nascente da cannabis e como uma empresa começa a medir seus impactos ESG?

A materialidade é o ponto de partida

Materialidade se refere à eficácia e relevância financeira de medidas específicas como parte da análise ESG geral de uma empresa.

Fatores materiais são elementos financeiros considerados fundamentais para o sucesso de longo prazo da estratégia ESG de uma empresa.

Em outras palavras, a materialidade reflete o que mais importa para uma empresa e onde pode estar sua maior exposição em relação aos diversos públicos de relacionamento.

Por exemplo, se você tem uma instalação de cultivo em uma área afetada pela seca, o abastecimento de água é importante para a operação de sua instalação.

Restrições de seca e limitações de oferta causariam um aumento nas despesas operacionais.

Outro exemplo seria se você abrisse um dispensário ou loja de varejo em um local com uma associação de bairro registrada ativa, mas não tivesse um plano forte para envolver a comunidade de forma proativa.

Tal situação pode resultar em queixas caras a entidades governamentais e questões de relações públicas.

Realizando uma avaliação de materialidade

O desenvolvimento de um programa ESG estratégico e eficaz começa com a realização de uma avaliação de materialidade.

Isso identificará as questões ESG que sua empresa deve gastar mais tempo medindo e sobre as quais ela pode criar planos de ação e relatórios.

As avaliações de materialidade devem incluir as seguintes cinco etapas:

1. Crie uma equipe completa: os profissionais que trabalham em uma empresa geralmente têm um campo de visão estreito, focando principalmente (ou, em alguns casos, exclusivamente) nas tarefas e funções relacionadas a suas posições ou responsabilidades específicas.

Uma avaliação de materialidade robusta pode fornecer uma visão mais abrangente, incluindo a participação de uma ampla gama de departamentos, como:

  • Principais funções operacionais.

  • Jurídico.

  • Relações Governamentais.

  • Diversidade, equidade e inclusão.

  • Segurança e Saúde Ambiental.

  • Relações com Investidores.

  • Assuntos da comunidade.

  • Recursos Humanos.

Esse processo geralmente é liderado por um campeão ESG interno qualificado.

Mas, na ausência desse profissional, pode ser útil contratar um consultor externo para facilitar esse processo, evitar políticas corporativas e dar igualdade de opinião às partes interessadas internas.

Isso pode custar de alguns milhares de dólares a dezenas de milhares.

2. Mapeamento das partes interessadas: Use sua equipe bem preparada para identificar as partes interessadas internas e externas que podem impactar seus negócios em qualquer dia.

Exemplos de partes interessadas incluem:

  • Liderança executiva.

  •  Diretores.

  • Gestores regionais.

  • Funcionários comuns.

  •  Clientes.

  •  Fornecedores.

  • Associações comerciais.

  • Organizações não governamentais / organizações sem fins lucrativos.

  • Grupos comunitários.

  • Agências e funcionários governamentais.

  • Público geral.

3. Engajamento : engaje-se com uma amostra de cada grupo de partes interessadas para determinar seus interesses ou preocupações mais urgentes em relação à sua operação (ou operação proposta).

Isso pode envolver questões ambientais, capital humano, abastecimento da cadeia de suprimentos, diversidade, remuneração de executivos, ética nos negócios, governança corporativa, envolvimento da comunidade, envolvimento dos funcionários, transparência financeira e uma série de outras questões.

4. Priorize : Depois de se envolver com as partes interessadas, ouvir suas preocupações e considerar todo o espectro de questões de materialidade, você deve identificar quais partes interessadas e questões podem impactar mais direta e dramaticamente seus negócios.

5. Medir : depois de determinar quais questões são mais relevantes para a operação de sua empresa, você pode começar a medi-las com o objetivo de relatar essas questões a uma estrutura de terceiros.

O objetivo é a transparência, que oferece às partes interessadas (incluindo acionistas e potenciais investidores) uma melhor noção dos pontos fortes e das exposições da sua empresa.

Colhendo os benefícios

Uma avaliação de materialidade completa é o ponto de partida para um programa ESG estratégico, integrado e autêntico.

Pode produzir uma ampla gama de benefícios. Além de identificar riscos e oportunidades de negócios, irá:

  • Permita que sua empresa crie um relatório integrado de ESG ou “Responsabilidade Social Corporativa ou Sustentabilidade” e relate seus impactos ESG por meio de estruturas de terceiros.

  • Identifique oportunidades para uma alocação mais eficiente de recursos.

  • Servir como uma ferramenta útil para persuadir a liderança sênior a agir com relação a certas deficiências ESG.

  • Capacite sua equipe de marketing e comunicação para promover histórias de sucesso ESG para partes interessadas internas e externas.

  • Ajudar a satisfazer as necessidades de uma variedade de partes interessadas.

ESG pode parecer o termo da moda mais recente no mundo da maconha e do cânhamo, mas - como vimos extensivamente em uma variedade de setores - as empresas que se comprometem a agir de maneira holística, cuidadosa e estratégica superarão os concorrentes, identificarão custos medidas de salvamento e questões de conformidade, bem como isolar a empresa de eventos negativos que podem afetar a reputação.

Mais importante, continua a haver forças de partes interessadas internas e externas pressionando mais empresas a entrar em um caminho para relatar as métricas ESG.

As empresas que não iniciam uma jornada ESG correm o risco de ficar para trás dos líderes do setor que já veem o ESG como um caminho para um maior sucesso no setor.

Marc Ross, de Denver, é chefe do grupo de prática Impact & ESG no escritório de advocacia Vicente Sederberg. Ele tem quase 30 anos de experiência como advogado ambiental e profissional ESG.