Projeto de Lei sobre cannabis medicinal pode ser avaliado no Ceará

Na semana que vem, será decidido se os conselheiros do Cesau enviam o texto à governadora Izolda Cela.

Projeto de Lei sobre cannabis medicinal pode ser avaliado no Ceará
Projeto de Lei sobre cannabis medicinal pode ser avaliado no Ceará

Por Jacqueline Passos

Conforme anunciado em dezembro do ano passado aqui no Sechat, há no estado do Ceará o esboço de um projeto de lei que estabelece a “Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos”. A novidade é que agora o Grupo de Trabalho (GT) - formado pela sociedade civil e poder público - sobre Cannabis Medicinal do Conselho Estadual da Saúde do Ceará (Cesau) avançou na proposta. No dia 14 de junho, conselheiros do Cesau irão decidir se enviam o texto à governadora Izolda Cela, para que ela avalie se encaminha, via Governo, o PL à Assembleia Legislativa para votação. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Sobre o PL

O Projeto de Lei cearense visa criar uma Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, com a finalidade de apoio técnico-institucional para pacientes. Além disso, o texto também aborda o incentivo à pesquisa científica e projetos de extensão em Universidades públicas e privadas, assim como a capacitação de pessoal para prescrição, atendimento e distribuição na Rede Estadual de saúde dos produtos à base de Cannabis. Outro ponto do PL são os convênios e parcerias com associações de pacientes, com a finalidade de promover campanhas informativas acerca das boas práticas de procedimentos operacionais, das potencialidades e dos riscos do uso da cannabis.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Sobre a votação

O Cesau possui 40 conselheiros titulares e 40 suplentes e é preciso que metade mais um seja favorável ao encaminhamento do PL para que ele avance. Ou seja, caso os 40 conselheiros participem, é necessário que 21 votem a favor. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal 

Segundo o conselheiro Hugo Victor, a expectativa é que o texto seja aprovado: “Acredito que os meus pares no pleno irão aprovar. Por quê? Porque isso aqui vai exatamente ajudar a saúde de pessoas que precisam usar cannabis. Infelizmente, para quem precisa, tem que judicializar. Acredito que o nosso pleno vá aprovar”, afirmou para o Diário do Nordeste.