República Tcheca avança na legalização da cannabis e revela potencial econômico

Estudo aprofundado sobre os potenciais benefícios sociais e econômicos de diferentes modelos de regulamentação da cannabis traz à tona o debate sobre os rumores do país em relação à droga

Publicada em 20/09/2024

capa

Imagem ilustrativa | Freepik

A República Tcheca avança nas discussões sobre a legalização total da cannabis, com a expectativa de um impacto econômico de até CZK 5,5 bilhões (US$ 2,4 bilhões) por ano. A Universidade de Economia – Praga publicou recentemente um estudo aprofundado sobre os potenciais benefícios sociais e econômicos de diferentes modelos de regulamentação da cannabis, trazendo à tona o debate sobre os rumores do país em relação à droga.

O estudo, divulgado no último dia 12 de setembro, analisou quatro cenários de legalização, incluindo a manutenção do status quo. A pesquisa sugere que o modelo mais vantajoso, com um mercado comercial regulamentado, o autocultivo e clubes de cannabis, geraria o maior benefício social líquido, além de uma receita especial em impostos e taxas para os cofres públicos. As estimativas apontam para CZK 2,6 bilhões anuais e CZK 41,2 bilhões nos primeiros 11 anos provenientes da arrecadação tributária.

De acordo com Patrik Sieber, um dos autores do estudo, "todas as opções avaliadas parecem ser sociais e financeiramente mais benéficas para os orçamentos públicos do que manter o status quo". O estudo destaca que qualquer forma de regulamentação seria superior à situação atual, que mantém o comércio de cannabis no mercado negro.

Enquanto isso, a Rational Regulation Association (RARE) lançou uma nova campanha midiática para estimular o debate público sobre a questão. A campanha visa aumentar a conscientização da população e dos políticos, incentivando-os a considerar uma mudança nas leis.

Lucia Kiššová, Diretora do Departamento de Política de Drogas do governo tcheco, afirmou que o governo já apoia a ideia de permitir o autocultivo para uso pessoal e ampliar o acesso à cannabis medicinal. No entanto, ressaltou que, embora a regulamentação completa seja a mais benéfica economicamente, qualquer forma de legalização traria melhorias significativas.

A República Checa agora se encontra em um momento decisivo, onde a adoção de um modelo abrangente pode representar um marco na luta contra o mercado ilícito, além de gerar benefícios sociais e econômicos significativos para o país.

Com informações de Business of Cannabis