Projeto piloto de legalização já conta com mais de 36 mil vendas em produtos
2.118 pessoas incluídas no estudo têm o direito de comprar maconha legalmente nos 21 pontos de venda disponíveis em Zurique
Publicada em 12/09/2024
Imagem ilustrativa | Pixabay
Desde agosto de 2023, participantes maiores de 18 anos do teste piloto “Züri Can – Cannabis with Responsibility” podem comprar legalmente produtos de cannabis para uso adulto em farmácias, clubes sociais e centros de informações sobre medicamentos na cidade de Zurique, Suíça.
Um ano após o início, o projeto registra cerca de 36 mil vendas de produtos à base de cannabis, totalizando mais de 300 kg da planta. Atualmente, 2.118 pessoas estão incluídas no estudo e têm o direito de comprar maconha legalmente nos 21 pontos de venda disponíveis.
O vereador Andreas Hauri, chefe do Departamento de Saúde e Meio Ambiente de Zurique, está satisfeito com os resultados do projeto até o momento. “A cidade está trilhando um caminho corajoso e inovador na indústria farmacêutica e política. Nossa abordagem central é a saúde dos consumidores e mostra que o trabalho moderno de prevenção pode caminhar lado a lado com o acesso controlado aos produtos de cannabis.”
Saúde e prevenção
Mais da metade dos participantes do estudo consomem cannabis pelo menos quatro vezes por semana. A maioria dos usuários relata boa saúde, de acordo com dados do inquérito.
Muitos participantes utilizam o aconselhamento gratuito da equipe de vendas e dos médicos para reconsiderar o consumo de cannabis. “O aconselhamento individual sobre a redução de danos e a promoção da saúde é particularmente importante. Estamos satisfeitos que o serviço tenha sido tão bem recebido”, destaca a gerente do projeto, Barbara Burri.
Para 2025, está prevista a introdução de quatro novos produtos à base de flores, elevando o total para 13 produtos disponíveis. Mensalmente, a Universidade de Zurique publica os números atualizados do estudo. Todas as informações sobre o projeto piloto, que tem duração até outubro de 2026, podem ser encontradas neste link.