Tecelagem de cânhamo retorna à França depois de 20 anos

Em 2022, a La French Filature já havia anunciado os primeiros fios de linho 100% franceses, e agora eles estão lançando os tão aguardados fios de cânhamo

Publicada em 06/02/2024

capa
Compartilhe:

A Natup, um grupo agroindustrial francês com 7.000 agricultores sob sua alçada, ressuscitou a fiação de linho e cânhamo na França, algo que não acontecia há mais de vinte anos.

A nova linha de produção, integrada nas instalações da Natup, introduziu uma técnica de fiação a húmido que resulta em fios finos o suficiente para serem utilizados na confecção de vestuário e têxteis-lar. 

plansalon-440x250-1.png
Première Vision Paris 

Em 2022, a La French Filature já havia anunciado os primeiros fios de linho 100% franceses, e agora eles estão lançando os tão aguardados fios de cânhamo. Esses fios foram habilmente tecidos pela Lemaitre Demeestere e estarão em destaque na Première Vision, evento de moda que acontece entre os dias 6 e 8 de fevereiro em Paris. 

Karim Behlouli, diretor-geral da NatUp Fibres, expressou entusiasmo com essa inovação, destacando o compromisso contínuo da La French Filature em trazer de volta o know-how têxtil para a França. Ele ressalta que oferecer fios de cânhamo feitos na França, controlando toda a cadeia de produção localmente, não só nutre o ecossistema, mas também atende a uma nova demanda por produtos de vestuário e têxteis-lar 100% franceses.

etudiants-440x250-1.jpg

De acordo com o estudo "Growing Hemp for the Future" da Textile Exchange, a França lidera como o maior produtor mundial de fibra de cânhamo, contribuindo com impressionantes 47% da produção global, que atingiu cerca de 302 mil toneladas em 2021, somando os 21 países produtores. Os franceses foram responsáveis por aproximadamente 143 mil toneladas, superando a China (73 mil toneladas) e os EUA (um pouco mais de 15 mil toneladas).

O cânhamo tem ganhado destaque por suas características sustentáveis, já que sua cultura não requer produtos químicos ou irrigação, sendo ainda resistente a períodos de seca. Além disso, a fibra de cânhamo é reconhecida por sua resistência e capacidade de regular a temperatura, absorvendo a umidade do corpo.

A NatUp, com 5.000 membros em várias regiões da França, atuando em grãos, legumes, fibras e distribuição rural, emprega 1.800 pessoas e ostenta um impressionante volume de negócios de 1,6 mil milhões de euros. O renascimento da fiação de cânhamo na França não apenas impulsiona a indústria têxtil local, mas também reforça a posição do país como líder na produção sustentável de fibras naturais.