Vídeo mostra praticantes de CrossFit fumando maconha durante o treino

Médica alerta sobre os riscos do uso inalado da cannabis associado ao exercício físico

Publicada em 14/02/2024

capa
Compartilhe:


Um vídeo que viralizou nas redes sociais tem gerado intensa discussão sobre os limites e responsabilidades sobre o uso inalado da planta Cannabis sativa e a atividade física. Nas imagens, praticantes da modalidade aparecem executando seus exercícios enquanto fumam cigarros de maconha, levantando preocupações sobre os riscos à saúde e segurança.

A Dra. Natalia Candiago alerta que essa prática pode resultar em consequências graves. Ela destaca que o cigarro de maconha é um produto rico em THC e não em Canabidiol. "Mesmo que fosse o produto rico em Canabidiol, teria uma porcentagem de THC por ser Full Spectrum - já que nenhuma planta fornece o produto isolado", esclarece. 

Ela explica que o THC, substância presente na maconha, possui propriedades hipotensoras, ou seja, pode diminuir a pressão arterial. Esse efeito, combinado com a tendência natural do exercício físico em reduzir a pressão, pode levar a tonturas e até desmaios durante a atividade, aumentando o risco de acidentes com equipamentos da academia.

"O uso inalado da maconha durante o exercício pode gerar ainda mais cansaço, com a respiração ofegante devido ao contato da fumaça com os pulmões. Essa combinação não é recomendada, pois pode comprometer a saúde do praticante", alerta a Dra. Candiago.

Além dos riscos físicos, a médica ressalta que a prática também pode afetar o desempenho durante o treino, já que o cansaço causado pela maconha pode comprometer a execução correta dos exercícios.